Arte e Cultura

Exposição aborda o significado das roupas de santo nas religiões afro

Sexta - 19/08/2016 às 20:08



Foto: Divulgação Exposição Xiré dos Orixás traz elementos da cultura afro
Exposição Xiré dos Orixás traz elementos da cultura afro

A exposição "Xiré dos Orixás", que começa nesta quinta-feira, 18, às 17 horas, no mirante da Ponte Estaiada, em Teresina, objetiva trazer peças de roupas de santo, comuns nas religiões de matriz africana, e desmistificar o que muitas vezes é tratado com preconceito.

O trabalho faz parte de uma atividade da estudante do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), L'Hosana Tavares, que também é professora do Instituto Federal do Piauí  (IFPI). Ela conta que desenvolve uma pesquisa relacionada às roupas nas religiões de matriz africana: "As roupas de santo sempre me chamaram atenção, e então desenvolvo no mestrado uma pesquisa sobre como as roupas de santo são marcadores identitários das religiões de matriz africana."

L'Hosana, que é designer e professora de vestuário do Instituto Federal do Piauí (IFPI), conta que percebia que alunos que eram filhos de santo não usavam a roupa branca nas sextas-feiras, que é o que prevê a tradição da religião umbanda, por sofrerem preconceito. "Eu tinha alunos que não se apresentavam como filhos de santo, nas sextas-feiras, eles vão pra escola normal, e eles diziam que sofriam retaliação, que ouviam que aquilo era coisa de macumbeiro, coisa do mal, e isso não é verdade", afirma.

Serão expostos vinte bonecos, dos quais, dezesseis são paramentadas com roupas dos Orixás mais cultuados no Brasil, uma é paramentada como a baiana, uma como sacerdote e duas com roupa de ração. Essas roupas são utilizadas nas giras, nas danças, e nas demais atividades das religiões umbanda e candomblé.

A exposição começou na última quinta-feira (18) e segue até o próximo dia 4 de setembro, no mirante da Ponte  Estaiada, na avenida Raul Lopes.

Exposição Xiré dos OrixásExposição Xiré dos OrixásFoto: Divulgação
Exposição Xiré dos OrixásExposição Xiré dos OrixásFoto: Divulgação

Fonte: Roberto Araujo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: