Arte e Cultura

Exposição transforma crônicas em arte e inspira superação

A mostra ressalta uma vivência inspirada no exemplo de vida do médico Benjamim Pessoa Vale.

Quarta - 16/05/2018 às 11:05



Foto: Jorge Bastos Exposição Abrindo os Olhos Para Enxergar o Mundo
Exposição Abrindo os Olhos Para Enxergar o Mundo

O Projeto “Abrir os olhos para enxergar o mundo” foi oficialmente aberto nessa terça-feira (15), no Complexo Cultural Club dos Diários. O governador Wellington Dias, a vice-governadora Margarete Coelho, diversas autoridades e convidados estiveram presentes conferindo a exposição de quadros e esculturas que ressaltam uma vivência inspirada no exemplo de vida, na trajetória de superação, e nas crônicas escritas pelo médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale. A exposição estará aberta ao público de 16 a 21 de maio, no Club dos Diários, em Teresina, com entrada gratuita. A expectativa é que ela também seja levada a outros municípios piauienses.

De acordo com Benjamim, a exposição é uma reunião de talentos que transformou a ideia na forma de crônica em arte. “É a união da poesia com a arte, que vai se transformando por meio da educação. A nossa expectativa é trazer as escolas do Piauí com uma visita orientada e chamar atenção para essa construção de novas fontes de educação, fomentada pela cultura. O ser humano batalha tanto e a sua trajetória é tão importante quanto a sua chegada”, comenta o médico nascido em Coelho Neto, no Maranhão, e que, apesar da infância difícil e de ter começado a estudar tarde, formou-se em medicina e hoje é referência em neurocirurgia.

A mostra reúne obras de Fátima Campos, Rogério Albino, Juscelino Nunes, Eulália Pessoa, Valdeci Ribeiro, Rafael Albuquerque, Manoel Soares, Reisinha Barbosa, Stênio Ferreira, com curadoria de Elsa Elvas, direção artística de Kalina Rameiro e projeto arquitetônico de Ronaldo Veras.  

Margarete Coelho revelou estar encantada com o projeto. “É tão diferente, é como entrar em uma ciranda encantada. Fui arrebatada por esse projeto que de forma muito criativa foi estruturado”, disse a vice-governadora.

O governador também gostou do que viu. “É uma iniciativa conjunta liderada pelo dr. Benjamim, que nasceu do outro lado do rio, mas que bebeu da água do Parnaíba, e, para a nossa alegria, vive o dia a dia no Piauí com a sua família. Um médico neurocirurgião, respeitado não só no Piauí, mas no mundo. Estou muito feliz e surpreso com o que estou vendo aqui e reforço o convite para quem vive em Teresina, ou que está visitando a cidade, para vir visitar a exposição. Vale muito a pena”, enalteceu Wellington.

Além da exposição, haverá diversas oficinas e palestras.

Programação:

16 de maio

Exposição aberta ao público e visita dirigida

19h30 -  Palestra com Marcelo Conti - Especialista em Leis de Incentivos e Desenvolvimento de Projetos

Local: Teatro Torquato Neto

Público Alvo: Artistas participantes do projeto e convidados

17 de maio

Exposição aberta ao público e visita dirigida

17h - Bate-papo com participação de Walcyr Carrasco, Médico Neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, e representantes do Instituto Cultural Saber e Ler, Projeto Rallyteca e Fundação Educacional Mandacaru

Local: Theatro 4 de Setembro

Público-alvo: educadores

15 a 21 de maio

Espaço de Leitura Maria Branca

Dias 16, 17, 18 e 21 de maio

Oficina de fotografia com o piauiense Sérgio Caddah

Dias 16,17, 18 e 21 de maio

Oficina de audivisual - BMK, com o diretor de fotografia Victor Oliveira, e os jornalistas Maiko Magalhães e Karine Massacani

Dias 18, 19, 20 e 21 de maio

Exposição aberta ao público e visitas dirigidas

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: