Política

Ex-relator da reforma política defende lista fechada apenas como transição

Marcelo Castro é partidário do sistema misto: majoritário distrital e proporcional com lista

Domingo - 02/04/2017 às 14:04



Foto: Reprodução Deputado federal Marcelo castro (PMDB)
Deputado federal Marcelo castro (PMDB)

Ex-relator da reforma política na Câmara dos Deputados, Marcelo Castro (PMDB) é mais um a defender a chamada “lista fechada” para escolha dos representantes dos eleitores na Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Câmara e Senado Federal.

“Fui relator da reforma política e sou a favor do melhor sistema que existe no mundo, que é o sistema misto. E quem diz isso não é o Marcelo Castro, são os cientistas políticos do mundo inteiro. De dez cientistas políticos e estudiosos dos sistemas eleitorais e colocar em uma sala, muito provavelmente, se não forem os 100%, mas 90% vão dizer que o melhor sistema que existe é o sistema misto”, defende o deputado, que vai à Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (3) para debater a reforma política com os deputados estaduais, durante o Grande Expediente da sessão plenária.

Segundo Marcelo Castro, quando você conjuga os dois melhores sistemas que existem - o majoritário distrital e o proporcional de lista - as deficiências de um são compensadas pelo outro. “Daí a conclusão de que o melhor sistema que existe é o sistema distrital misto, que é o sistema que eu defendo para o Brasil”, acrescenta Marcelo Castro, que não acredita que a reforma política possa valer para as próximas eleições. “É muito difícil, porque é uma inovação muito radical”.  

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: