Geral

Ex-prefeito será julgado hoje em Teresina pela morte de Soldado

julgamento santolia morte pm

Quinta - 04/08/2011 às 11:08



 A Audiência de Instrução e Julgamento do ex-Prefeito de Esperantina, Antônio Felipe Santolia Rodrigues (sem partido), acusado de homicídio culposo pelo Ministério Público, no caso da morte do soldado José Gomes de Sousa, será realizada nesta quinta-feira (04), na 6ª Vara Criminal da capital piauiense.

O ex-Prefeito foi denunciado pela Promotora de Justiça, Clotildes Carvalho, como incurso nos artigos 302, parágrafo único, inciso I e artigo 312 do Código de Trânsito Brasileiro e artigo 343 do Código Penal.

Entenda o caso

Inicialmente foi instaurado um procedimento investigatório para apurar o crime de homicídio culposo praticado na direção de um veículo, onde figurava como autor do delito Ítalo Mendes Ferreira de Sales (foto ao lado), que inclusive assumiu a culpa na ocasião.

Ao ser citado para apresentar defesa escrita, Ítalo resolveu se dirigir até a Promotoria Pública a fim de descrever a verdade dos fatos. Descobriu-se que quem conduzia o veículo por ocasião do acidente era Felipe Santolia, que orientou a todos que se encontravam no carro a mentirem sobre as circunstâncias em que ocorreu o sinistro. Santolia, segundo o Ministério Público, tentou colocar a vítima no local do motorista, no entanto, não foi possível pela marca do cinto de segurança que ficou no corpo, o que foi constatado pela perícia.

O ex-Prefeito fez proposta a Ítalo Mendes para que assumisse o crime e prometeu uma vantagem em dinheiro a ser incorporada no salário e a efetivação como funcionário da Prefeitura de Esperantina.

A testemunha, Carlos Augusto Ribeiro da Costa, mais conhecido popularmente como Frei Carlos, declarou que foi ameaçado de perder o emprego caso não confirmasse a versão e Silas Sabóia Cardoso afirmou que mentiu perante a autoridade policial por amizade ao então ex-Prefeito.

Vale ressaltar que o acidente ocorreu na Avenida Raul Lopes, na pista oeste, sentido direcional norte/sul a ao atingir o trecho final de uma curva a direita, logo após o Teresina Shopping, perdeu o controle e ocasionou o capotamento matando José Gomes, por traumatismo crânio-encefálico.

Fonte: jornalesp

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: