Saúde

Etapa rural da Campanha contra Raiva continua amanhã (20)

Raiva é uma doença sem tratamento e cuja única forma de prevenção é por meio da vacina

Segunda - 19/12/2016 às 13:12



Foto: Ascom Vacinação contra a raiva
Vacinação contra a raiva

A Campanha de Vacinação contra a Raiva da zona rural Sudeste e Sul de Teresina, que aconteceu no sábado (17), mais uma vez atingiu sua meta, com resultado geral parcial de 86,86%. Amanhã (20) técnicos da Gerência de Zoonoses de Teresina estarão novamente nas regiões citadas para busca ativa dos animais que ainda não foram vacinados. 

A logística na etapa rural da campanha contra raiva é um pouco diferente da zona Urbana. “Não são montados postos fixos de vacinação; as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) vão de propriedade em propriedade imunizando os animais”, afirma Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital.

A raiva é uma doença sem tratamento e cuja única forma de prevenção é por meio da vacina, que é segura e gratuita. A vacina contra a raiva animal é segura. Ela é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal.

“Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção”, explica Oriana. 

Aqueles que não puderam vacinar seus cães e gatos contra a raiva também podem levar os bichos até a Gerência de Zoonoses, localizada na Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro, zona Norte, no horário de 8h às 17h. 

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: