Educação

Estudante Piauiense lidera ranking nacional de judô

Emerson Silva, do Colégio Lourival Parente, assumiu a liderança do ranking nacional sub-21, na categoria até 55kg
Fonte: Seduc | Editor: Redação 05/04/2018 09:18
Emerson Silva Emerson SilvaFoto: Portal O Dia

O estudante piauiense e judoca Emerson Silva, do Colégio Lourival Parente, assumiu a liderança do ranking nacional sub-21, na categoria até 55kg, após conseguir o bronze na Copa Internacional Masters de Bremen, na Alemanha, em março.

Emerson que faz o segundo ano de informática na escola estadual, apareceu liderando a lista com 310 pontos, está a 90,5 de distância do segundo colocado que é o paulista Mike Pinheiro que segue com 219,5 pontos. O bronze conquistado pelo atleta, garantiu a sua liderança isolada. Com isso a sua presença está garantida para participar do Mundial sub-21, que acontece entre os dias 17 e 21 de outubro, em Nassau, nas Bahamas.

Retornando ao Piauí na última quinta, 31, o jovem estudante comemorou bastante emocionado a liderança: "Eu mesmo já sabendo da minha posição antes do ranking, fiquei bastante feliz quando vi, pois há um ano atrás, quando estava em 4º lugar juvenil, precisei lavar carros para poder custear as competições", comenta.

O atleta também relatou que os dias de treino na Alemanha eram bastante puxados e a rotina pesada, mas nem isso atrapalhou e nem diminuiu a sua empolgação, para ele foi uma grande competição, mesmo perdendo a primeira luta. "Tinha muita gente torcendo por mim e eu torci para o meu adversário vencer e me puxar para a repescagem, e foi o que aconteceu, daí venci a primeira luta por wazari, a segunda, terceira e quarta por ippon. Fui pra cima e deu tudo certo!", comemora.

Com o objetivo de ser campeão mundial, Emerson pretende antes ser campeão estadual, regional e depois nacional. Seu próximo torneio acontece nesse final de semana, no domingo, 08, quando participa do campeonato estadual no Sesc Ihotas, depois ele parte para o regional que acontece no Amazonas, posteriormente ele pretende participar da etapa Brasil Jr e busca apoio pra isso.

Com o terceiro lugar conquistado na Alemanha, Emerson soma 125 pontos ultrapassando Mike Pinheiro. Atual campeão mundial sub-18, Aldi Oliveira, do Rio Grande do Norte, está em terceiro lugar com 185 pontos.

RANKING NACIONAL SUB-21 (-55kg)

1º Emerson Silva (PI): 310 pontos

2º Mike Pinheiro (SP): 219,5 pts

3º Aldi Oliveira (RN): 185 pts

4º Matheus Takaki (DF): 159 pts

5º Diego da Cruz (RJ): 95 pts

Comentários