Municípios

Estado presta auxílio aos municípios atingidos por alagamentos

governo cheias municípios ajuda

Quarta - 03/02/2016 às 17:02



Foto: queimada nova notifica Com as chuvas a PI-259 quebrou o o tráfego está apenas em meia pista em Queimada Nova
Com as chuvas a PI-259 quebrou o o tráfego está apenas em meia pista em Queimada Nova
 O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Defesa Civil, está prestando o auxílio necessário aos municípios que sofreram alagamentos provocados pelas enxurradas que atingiram o Piauí nos últimos dias. No último final de semana, cestas básicas e material de higiene pessoal foram enviados às famílias que tiveram as casas invadidas pela água em Dom Inocêncio. Agentes da Defesa Civil estiveram no município vistoriando áreas de risco e visitando essas famílias.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Teresina e outra de Floriano estão na cidade, com barcos, ajudando as pessoas a se deslocarem de um lado ao outro dos riachos que cortaram as estradas de acesso à cidade.

Nesta terça- feira (02), agentes da Defesa Civil devem se deslocar à Curimatá, Júlio Borges e Miguel Alves para fazer um levantamento dos danos provocados pelas chuvas nesses municípios, para que o Estado possa adotar as medidas necessárias. Na semana passada, uma equipe da Defesa Civil fez o monitoramento de uma área alagada em Campo Maior.

“Estamos mantendo contato constante com os prefeitos e com as comissões de defesa civil dessas cidades. Nelas, algumas pessoas tiveram as casas invadidas pelas águas, mas foram levadas rapidamente para abrigos e estão sendo assistidas pelos municípios e pelo Estado. O principal problema, neste momento, são os acessos a alguns municípios, mas nossas equipes estão preparando relatórios e, assim que as águas baixarem, o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e do DER, vai recuperar os trechos de estradas que romperam”, disse o secretário de Defesa Civil, Hélio Isaias.

O secretario destaca a necessidade da ação das comissões municipais de defesa civil no monitoramento e na retirada imediata das pessoas de áreas alagadas ou com risco de alagamento.

“A Comissão de Defesa Civil precisa monitorar as áreas risco e retirar imediatamente as pessoas das áreas alagadas, alojando-as em locais seguros. Também é importante que seja preparado um relatório da situação à Secretaria Estadual de Defesa Civil para que o Estado possa agir rapidamente e evitar maiores prejuízos”, ressaltou Hélio Isaias.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: