Geral

Estado decreta situação de emergência em penitenciárias no Piauí

segurança Justiça solenidade greve solução

Quinta - 17/12/2015 às 17:12



Foto: Jorge Henrique Bastos Wellington se reúne com equipe da Justiça e Segurança para tratar sobre decreto de emergência no sistema penitenciário.
Wellington se reúne com equipe da Justiça e Segurança para tratar sobre decreto de emergência no sistema penitenciário.
 Durante solenidade de retomada da posse do cargo de chefe do executivo estadual, na manhã desta quinta-feira (17), no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias afirmou que está decretando situação de emergência na Casa de Custódia, em Teresina, e na Penitenciária Mista de Parnaíba. O decreto tem a finalidade de dar agilidade à reestruturação do sistema penitenciário e aos reparos emergenciais na estrutura física danificada durante as rebeliões que ocorreram nessa quarta-feira (16). A medida visa, ainda, reforçar a segurança nas penitenciárias.

Wellington informou que se reuniu com o secretário da Justiça, Daniel Oliveira, para discutir as medidas emergenciais que deverão ser tomadas e negociar, com os agentes penitenciários, o fim da greve. “O decreto vai proporcionar as condições de reestruturar mais rapidamente as penitenciárias. Conversei com o secretário Daniel Oliveira, que garantiu estar negociando, com o Sindicato dos Agentes Penitenciários, o fim da greve”, explicou Dias. O chefe do executivo estadual explicou que os agentes não têm motivos para estar em greve, visto que foram cumpridos todos os acordos firmados com a categoria.

Como forma de buscar o entendimento e dar solução para o fim da greve, Daniel Oliveira se reúne, em audiência de conciliação, no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), nesta quinta-feira (17), com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Sindicato dos Agentes Penitenciários.
Daniel Oliveira declarou que a situação na Casa de Custódia de Teresina está estabilizada até o momento. “O decreto da situação de emergência é para garantir a ordem e a segurança dentro das penitenciárias”, garantiu o secretário. Cerca de 60 homens do Comando de Missões Especiais (CME), além da Força Nacional, permanecem na Casa de Custódia para garantir a segurança da unidade. Na Penitenciária Mista de Parnaíba, cerca de 50 militares se encontram na unidade para continuar assegurando a ordem.

A Secretaria da Justiça do Piauí está reforçando a segurança nas demais unidades prisionais, com apoio da Polícia Militar, e a equipe de engenharia da Secretaria da Justiça (Sejus) está dando suporte no reparo dos danos causados.

Fonte: Comunicação Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: