Saúde

Está sendo implantado em Teresina uma nova central de regulação de consultas e exames pelo SUS

O serviço começará a funcionar em fevereiro.

Terça - 17/01/2017 às 21:01



Teresina terá uma nova central  para a regulação de consultas especializadas e  exames complexos através do Sistema Único de Saúde - SUS. O objetivo, segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina,Silvio Mendes, é realizar o maior número de atendimento em um menor espaço de tempo. O serviço começará a funcionar em fevereiro.

Para isso, foram reunidos hoje (17) os diretores dos hospitais municipais para fazer um levantamento do que pode ser oferecido: quantas consultas especializadas estão disponíveis na rede e em quais áreas são ofertadas. Foi criada uma força-tarefa que terá oito dias para montar o plano de trabalho do novo serviço.

Será criada uma nova sistemática para centralizar a marcação de consultas, exames e leitos na rede credenciada do SUS em Teresina. Desta forma, os pacientes serão submetidos a uma fila única e regulada por esta central, que irá distribuir de forma mais ágil as vagas do SUS em hospitais públicos, privados e filantrópicos na capital. “Será uma central mais eficiente e mais segura, para evitar fraudes e atender o maior número de pessoas no melhor espaço de tempo”, explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), Sílvio Mendes.

Em uma iniciativa de aprimorar o atendimento do SUS em todo o estado, a FMS de Teresina já fez reuniões com a Secretaria Estadual de Saúde e Hospital Universitário para verificar as demandas e estabelecer parcerias. “O sistema de atendimento do SUS é estadual, e cada hospital  vai cadastrar um único computador que terá acesso à central”, explica Silvio Mendes. “O acesso aos leitos terão que obrigatoriamente passar por este sistema”, esclarece presidente da FMS de Teresina.

Ainda segundo o presidente, o SUS tem um potencial muito grande e muitas pessoas não sabem como ter acesso a ele. “Queremos que a população entenda como funciona e tenha cada vez mais acesso de forma  muito mais eficiente” diz Sílvio Mendes.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: