Esportes

BRASILEIRÃO

Saiba o que o Botafogo precisa fazer para ser campeão brasileiro

Alvinegro ainda depende só de si para ser campeão, mas aproveitamento no returno não é favorável

Da Redação

Domingo - 19/11/2023 às 16:22



Foto: Vítor Silva/Botafogo / Jogada10 Botafogo em campo
Botafogo em campo

Após 31 rodadas na primeira colocação, o Botafogo perdeu a liderança do Brasileirão para o Palmeiras. No entanto, o Glorioso segue dependendo apenas de si para conquistar o campeonato, já que tem uma partida a mais por jogar do que o Alviverde. 

Confira o que o Alvinegro precisa fazer para ser campeão brasileiro em 2023:

O primeiro cenário é simples de entender, mas o mais difícil na prática. Basta que o Botafogo vença os cinco jogos restantes para conquistar o Brasileirão. Contudo, o desempenho atual não passa a confiança de que isso vá acontecer, já que o time não ganha há seis rodadas e tem um aproveitamento 30,9% no segundo turno. 

Já o Palmeiras conquistou 28 pontos de 45 possíveis até aqui no returno - um aproveitamento de 62,2%. Mantendo essa média, o Verdão chegaria a 70 pontos ao final do campeonato. Seguindo a mesma lógica, Red Bull Bragantino terminaria com 69, Grêmio e Flamengo com 66 e Atlético-MG 65. Assim, o Botafogo precisaria de 71 pontos para ser campeão, somando 11 de 15 ainda em disputa.

A matemática mostra que o favoritismo não está mais com o Glorioso. A equipe alvinegra - que chegou a ter chances de títulos superiores a 90% no decorrer do Brasileirão - hoje tem apenas 28% de probabilidade de ser campeão. O novo favorito é o líder Palmeiras, com 45,4% das possibilidades de levantar a taça.

Os cálculos foram feitos por um grupo de professores do Departamento de Estatística da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que realiza este trabalho desde 2005.

O Botafogo pode retomar a liderança do Brasileirão na próxima partida. O Glorioso volta aos gramados na quinta-feira (23), às 19h, para encarar o Fortaleza no Castelão, em partida atrasada da 29ª rodada. O duelo marca a estreia do técnico Tiago Nunes no comando alvinegro.

Fonte: Lance

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: