Especiais

Especialistas dão dicas de como evitar assaltos e outros crimes

Sábado - 19/08/2017 às 19:08



Se você teme pela sua segurança e de sua família, reze e peça a DEUS para protege-los. Mas faça sua parte também. Práticas simples podem significar muito nessa hora, como não ficar parado na porta de casa, "de vacilo", como fazemos muitas vezes, ao chegar do trabalho, da escola, da balada. Vamos ensinar algumas dicas importantes. Que devem ser compartilhadas com os familiares, amigos, colegas de escola e de trabalho, grupos nas redes sociais...enfim.  

Combine antes com quem fica em casa na hora em que você está retornando da rua. Se você está a pé, pare em um local público e faça a ligação avisando que está chegando. Se andar de ônibus, ligue de dentro do ônibus quando estiver perto de descer. Calcule o tempo que você vai levar para chegar em casa e peça para alguém esperar você no portão - do lado de dentro, sem ficar com ele aberto, pois o bandido pode perceber e fazer sua família de vítima.

Nunca ligue o celular andando na rua, depois que deixar algum ambiente público - bar, padaria, restaurante... ou depois que descer do ônibus. A chance de ter um assaltante por perto é muito grande. E se você estiver distraído (a) ao celular, aumenta em 100% a chance de você ser assaltado. Se alguém puder ir pegar você no caminho, melhor. Se for homem, melhor ainda!

Se você estiver de carro, observe se alguém segue seu veículo. Caso isso aconteça, não pare. Siga em frente, dê a volta no quarteirão. Se estiver tudo "limpo", pare um pouco antes e do lado contrário ao de sua garagem. Você terá chance de sair reto, caso apareça algum suspeito. Se não houver risco, abra ou peça para alguém abrir o portão. A ligação para casa antes também funciona nesse caso.

Nunca pare o carro de frente para o portão da garagem, como a maioria de nós costuma fazer. Não haverá saída. Conseguir manobrar o carro e fugir será impossível.

OBSERVAÇÃO: essa será sempre a melhor maneira de prevenir qualquer aborrecimento. Olhe para os lados, para trás. Se andar de carro, use os retrovisores, inclusive o interno. Eles dão a você uma visão ampla da sua "retaguarda". E não tenha vergonha de fazê-lo. Você só está se precavendo. Melhor exagerar na prevenção  do que vacilar e acabar com um bandido com uma arma aportada em sua direção.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: