Especiais

Luta contra o racismo ainda é urgente

A população negra representa 56,1% da população brasileira

Por Arnaldo Silva

Segunda - 20/11/2023 às 16:38



Foto: Reprodução Dia da Consciência Negra, 20 de novembro
Dia da Consciência Negra, 20 de novembro

O Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20), é uma data importante para refletir sobre a história e a cultura da população negra no Brasil. A data foi escolhida para homenagear Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que foi morto em 1695, após sucessivos ataques das tropas coloniais brasileiras.

Zumbi dos Palmares, por Antônio Parreiras - Wikimedia Commons

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostrou que a população negra tem uma renda média 60% menor do que a população branca. Além disso, os negros são mais propensos a estar desempregados e a viver em condições de pobreza.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra representa 56,1% da população brasileira. No entanto, esse grupo ainda enfrenta diversas desigualdades, como a pobreza, a falta de oportunidades e o racismo.

O racismo também se manifesta na educação, na saúde e na segurança pública. Os negros têm menos acesso à educação de qualidade, morrem mais jovens e são mais vítimas da violência policial.

A deputada federal Benedita da Silva (PT) disse que o Dia da Consciência Negra é uma data para celebrar a resistência negra e para lembrar que a luta contra o racismo ainda é urgente.

"Zumbi dos Palmares é um símbolo da luta contra a escravidão e o racismo. Sua história e legado são importantes para lembrar que a luta contra o racismo ainda é urgente no Brasil", disse a deputada.

Benedita também destacou que o racismo é um crime que se manifesta em diversos setores da sociedade. "O racismo se manifesta na educação, na saúde, na segurança pública. É preciso garantir que todos os brasileiros, independentemente da cor da pele, tenham as mesmas oportunidades e direitos", afirmou.

A luta contra o racismo ainda é urgente e é preciso garantir que todos os brasileiros, independentemente da cor da pele, tenham as mesmas oportunidades e direitos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: