Educação

Escolas municipais utilizam materiais didáticos manipuláveis nas aulas de Matemática

Associar teoria com prática na construção de material propicia melhor abordagem da matéria

Sexta - 16/03/2018 às 14:03



Foto: Reprodução Foto
Foto

O uso de materiais didáticos manipuláveis como recurso pedagógico nas aulas de matemática vem auxiliando e incentivando os estudantes das unidades de ensino municipais de Teresina durante o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos.

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Padre Ângelo Imperialli estão estudando sistema de numeração decimal e construíram seu próprio material de estudo, o ábaco, com a supervisão da professora para uma melhor aprendizagem.

Já os estudantes do 4º ano da Escola Municipal Professor José Camilo da Silveira Filho, realizaram a construção do tabuleiro da tabuada de multiplicação, auxiliando a teoria com a prática.

Segundo os gestores das escolas, associar a teoria com a prática na utilização de construção de material propicia uma abordagem de maneira clara e sucinta, tornando o trabalho da matemática prazeroso e dinâmico.

“Tais materiais contém riqueza e diversidade, propondo uma metodologia que permita aos alunos a construção do conhecimento com a mediação do professor durante o processo de elaboração dos materiais didáticos manipuláveis e na aplicação em sala de aula. Assim, os professores estão aplicando uma metodologia alternativa, para ser utilizada durante o ensino e aprendizagem da matemática, deixando mais divertido a forma de aprender a matéria”, explica Dilza Lopes, gestora da Escola Municipal Padre Ângelo Imperialli.

Segundo Renato Silva, diretor da Escola Municipal Professor José Camilo da Silveira Filho, os estudantes ainda possuem uma maior dificuldade na disciplina de matemática. “A professora da disciplina resolveu associar a teoria com a construção do material a ser utilizando, como forma de incentivar os estudantes a gostarem da matemática. Eles estão aprendendo brincando. Podemos perceber a concentração, o raciocínio lógico, interação, participação coletiva e os aspectos socioemocionais, afetivos e cognitivos numa só atividade. Acredito que estamos caminhando no rumo certo”, finaliza.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: