Educação

Escola recebe auxilio da Cáritas na construção de horta medicinal

A parceria acontece na Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas.

Quinta - 10/11/2016 às 21:11



Foto: Ascom programa Cisternas nas escolas
programa Cisternas nas escolas

O programa Cisternas nas escolas começou em 2009 com a preocupação de melhorar a condição de vidas das crianças e dos adolescentes que muitas vezes eram prejudicados pela falta de água em inúmeras escolas da zona Rural. 

O projeto que ganhou amplitude ainda em 2010 atingiu nos dois primeiros anos um numero de 875 cisternas escolares distribuídas em 143 municípios do semiárido, o que foi fundamental para garantir a todos os alunos o direito à água de qualidade. Atualmente o Programa Um Milhão de cisternas se tornou realidade em todo o país.

Foram muitas mudanças positivas que as cisternas trouxeram para as famílias do semiárido, o que deu origem a outras iniciativas implantadas.

Através da Cáritas Brasileira no Piauí o projeto “Captando Água, Semeando Vida” trouxe para o ambiente escolar uma proposta de atividade complementar de estudo e participação cidadã, integrando alunos, professores e as famílias.

O grande objetivo é a revitalização das cisternas para captação de água associada ao manejo da horta e um viveiro de mudas, através da interdisciplinaridade e transversalidade, temas como alimentação saudável, saúde e meio ambiente que serão discutidos integralmente, criando um espaço onde se estuda aprendendo e se ensina cuidando.

Na Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas, por exemplo, os alunos participaram de palestra sobre a reutilização da água e importância de um alimento saudável. E agora se preparam para fazer uma horta medicinal orgânica na escola.

Para os estudantes a palestra foi importante porque abordou sobre pontos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida. “Eu aprendi que cultivar e conservar a horta vai nos garantir alimentos saudáveis, um aprendizado da escola que quero também levar para casa”, conta João Victor Pereira, aluno do 5º ano. 

“A horta da escola vai nos oferecer produtos naturais de excelente qualidade que serão cultivados por nós, alunos”, explica Maria do Socorro Trindade, aluna do 5º ano do ensino fundamental.

O professor Jean Anderson, que também é técnico agrícola vinculado ao projeto Cáritas Brasileira será o responsável pelo acompanhamento dos alunos no preparo e cultivo da horta. “Esse projeto possui uma grande importância, pois a cisterna que foi construída na escola, capta água para ser utilizada na horta que será 100% orgânica na produção de mudas de frutas e plantas medicinais, envolvendo todos os alunos e comunidade. Essa é uma forma de reutilização. É uma forma de conscientizar essas crianças que poderão no futuro passar o ensinamento para seus filhos” explica.

Segundo Maria Alice Viana da Silva, diretora adjunta da escola, serão 42 alunos envolvidos diretamente no projeto, mas com o auxilio de todos os estudantes. “Nossa escola possui 996 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Todos abraçaram a iniciativa da temática ambiental. Desde 2013 realizamos atividades de conscientização do meio ambiente. Com a parceria com a Cáritas nosso projeto só irá crescer”, pontua. A diretora diz ainda que tudo que será produzido na horta será utilizado na merenda escolar dos alunos. “Iremos utilizar essas verduras e legumes na alimentação dos estudantes, além de utilizar as hortaliças medicinais para oferecer para as crianças que venham sentir algum mal estar”, finaliza.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: