Cidade

Equipes da Prefeitura analisam corte irregular de 12 árvores em praça do bairro Saci

As árvores, entre espécies nativas e frutíferas, foram submetidas a um processo de mutilação

Segunda - 18/02/2019 às 21:02



Foto: Reprodução Foto
Foto

Na manhã de hoje (18), equipes da Prefeitura de Teresina, ligadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) e Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul, estiveram analisando o corte irregular de 12 árvores da Praça Gentil Macêdo, localizada no bairro Saci, zona Sul da capital.

As árvores, entre espécies nativas e frutíferas, foram submetidas a um processo de mutilação, realizado sem qualquer tipo de autorização e acompanhamento dos órgãos municipais. A visita técnica também foi feita por uma equipe de profissionais da Polícia Civil.

O secretário da SEMAM, Olavo Braz, esteve na praça pública e constatou que se trata de um crime ambiental. No caso, cabe à Prefeitura de Teresina realizar o trabalho de recomposição arbórea e limpeza do espaço.

 "O ato se caracteriza como crime ambiental, o que é papel, por exemplo, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, que investiga, apura e pune. O município tem a responsabilidade de reestruturar o espaço, fazendo a limpeza e replantio. Além disso, vamos elaborar um laudo técnico e encaminhá-lo ao Ministério Público do Estado do Piauí", destacou o gestor.

O gerente de Fiscalização da SDU Sul, Rogério Rodrigues, também esteve na praça e identificou as medidas que devem ser adotadas pela pasta. “Como já foi registrado tudo e catalogadas as espécies do local, nós vamos recolher todo material deixado na praça. Isso ajuda a evitar problemas maiores, como um incêndio”, explicou.

As árvores, que não apresentavam sinais de problemas fitossanitários, por exemplo, existiam na praça há mais de 35 anos, desde a inauguração do local, em 1983. O espaço público é uma área em que os moradores mantêm uma relação afetiva, onde muitos relatam que desfrutam do espaço para fins de socialização.

A Prefeitura de Teresina reitera que tem investido constantemente em ações de arborização, e se coloca à disposição dos moradores do bairro, conhecido como um dos mais verdes da cidade, e afirma que está cumprindo com o seu papel diante desse caso.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: