Entretenimento

Oppenheimer é a estrela do Oscar com 7 estatuetas; Confira todos os vencedores

O filme foi vencedor em algumas das principais categorias, incluindo a de melhor filme, a segunda obra que levou mais categorias foi "Pobres Criaturas" ganhando quatro Oscar's

Da Redação

Segunda - 11/03/2024 às 10:42



Foto: Divulgação Esta é a 96ª edição da premiação do Oscar
Esta é a 96ª edição da premiação do Oscar

A grande estrela da noite da 96ª edição do Oscar foi o filme "Oppenheimer", que ganhou sete estatuetas, incluindo na principal categoria como melhor filme do ano, na cerimônia que ocorreu na noite de domingo (10), em Hollywood, Estados Unidos.

O filme que conta a história do físico Robert Oppenheimer, um dos pais da bomba atômica, realmente bombou no evento levando as principais categorias como melhor filme, melhor ator e melhor direção, o que não surpreendeu o público, sendo o favorito para levar o Oscar a obra já vinha ganhando várias premiações incluindo o PGA Awards, considerado um dos maiores termômetros do Oscar.

Outra obra que brilhou no Oscar foi "Pobres Criaturas", ficando logo atrás de "Oppenheimer" com quatro estatuetas nas categorias como a de melhor atriz com Emma Stone na personagem de Bella Baxter.

Apesar do filme "Barbie" ter perdido a maioria das categorias à qual foi indicado, e excluído de outras, o ator Ryan Gosling levou o público a loucura ao interpretar a canção "I'm Just Ken", que concorria na categoria melhor canção original,  com o elenco do filme pintando o palco do Oscar de rosa e contagiando a todos com a "Kenergy" (Energia Ken).

A canção não ganhou a categoria, mas o prêmio mesmo assim foi para Barbie com a música "What Was I Made For?" da cantora e compositora Billie Eilish e seu irmão Finneas O'Connell. Este é o segundo oscar de Billie Eilish, assim, batendo o recorde de artista mais jovem a ganhar dois Oscar, tendo apenas 22 anos.

A premiação também foi espaço para falar das guerras que estão ocorrendo pelo mundo, alguns artistas estavam usando broches como um protesto e um pedido de cessar-fogo em Gaza. Manifestantes também se reuniram para um protesto massivo em apoio à Palestina perto do Dolby Theatre, local onde ocorre a premiação do Oscar.

O documentário "20 dias em Mariupol", que acompanha uma equipe de jornalistas ucranianos presos na cidade sitiada de Mariupol, lutando para continuar o seu trabalho de documentação das atrocidades da guerra a medida que a invasão russa inicia, foi o ganhador da categoria melhor documentário, sendo o primeiro Oscar da Ucrânia, mas o diretor de "20 dias em Mariupol", Mstyslav Chernov, lamentou ter que produzir o documentário.

"Estou honrado. Mas eu queria nunca ter feito esse filme. Eu gostaria de poder trocar esse prêmio pela Rússia nunca atacar a Ucrânia, nunca ocupar nossas cidades", discursou o diretor.

A noite foi um verdadeiro misto de emoções, palco não apenas para premiar grandes obras e artistas, mas também uma oportunidade de falar sobre questões importantes da humanidade.  O Oscar é reconhecido como a maior premiação do cinema no mundo, foi criado pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 1927, com a primeira cerimônia tendo acontecido em 1929.

Confira os ganhadores de todas as categorias da 96ª edição do Oscar:

Melhor filme - Oppenheimer

Melhor atriz - Emma Stone (Pobres criaturas)

Melhor ator - Cillian Murphy (Oppenheimer)

Melhor atriz coadjuvante - Da'Vine Joy Randolph (Os Rejeitados)

Melhor ator coadjuvante - Robert Downey Jr. (Oppenheimer)

Melhor direção - Christopher Nolan (Oppenheimer)

Melhor filme internacional - Zona de interesse (Reino Unido)

Melhor figurino - Pobres criaturas

Melhor Trilha Sonora original - Oppenheimer

Melhor Som - Zona de interesse

Melhor Canção Original - What Was I Made For? (Billie Eilish & Finneas O'Connell - Barbie)

Melhor Roteiro Adaptado - Ficção americana

Melhor Roteiro Original - Anatomia de uma queda

Melhor Animação - O menino e a garça

Melhor Curta de Animação - War is Over

Melhor Curta-Metragem em Live-Action - A incrível história de Henry Sugar

Maquiagem e Penteado - Pobres criaturas

Melhor Montagem - Oppenheimer

Melhor Documentário - 20 dias em Mariupol

Melhor Documentário em Curta-Metragem - A última loja de consertos

Efeitos Visuais - Godzilla Minus One

Melhor Fotografia - Oppenheimer

Melhor Design de Produção - Pobres criaturas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: