Brasil

ENEM: Site gratuito é lançado para que alunos estudem de forma colaborativa para o exame

“Planeta Ensino” já reúne mais de 15 mil usuários de todo o Brasil. Estudantes que mais colaboram ganham prêmios como incentivo.

Quinta - 20/10/2016 às 11:10



Foto: Reprodução Planeta Ensino
Planeta Ensino

Link para vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=akI5hv9DGvU

Lançado no dia 14 de setembro, o Planeta Ensino (www.planetaensino.com) é a primeira comunidade on-line focada emresolução de questões do ENEM, de forma colaborativa e interativa. Nela, os estudantes se ajudam na tarefa de resolver e analisar todas as questões já cobradas no exame, podendo ainda realizar simuladosavaliar a evolução de seus estudosganhar prêmios. Para utilizar o site gratuito, basta realizar um rápido cadastro ou fazer o login via Facebook.

Criado pelos empreendedores Guilherme Rutzen e Roni Rigoni, o site baseia-se no princípio: “ensinar é a melhor forma de aprender”. No Planeta Ensino, qualquer usuário pode elaborar resoluções para as questões disponíveis no site. Além disso, todas as resoluções estão abertas à votação, de modo que a própria comunidade define o que é mais significativo para ela.

“É muito fácil utilizar a plataforma. Há basicamente dois modos de estudos: treinamento, com questões avulsas; e avaliação, com questões dispostas em um simulado. O usuário pode selecionar quais questões avulsas deseja resolver, através de filtros por área, disciplina, ano e termos, por exemplo. Já no modo simulado, basta selecionar as disciplinas a serem avaliadas e o número de questões que o site gera um teste automaticamente, com marcação de tempo. Em ambos os modos a plataforma registra diversas estatísticas, assim o usuário consegue acompanhar a evolução dos seus estudos”, explica Rigoni.

ENSINANDO E APRENDENDO  - Buscando a colaboração na rede, o usuário pode deixar em cada questão a sua própria resolução. Rigoni esclarece que todas as resoluções estão em constante processo de votação pela comunidade, para que as melhores se destaquem. No final de cada mês, o usuário com o maior número de votos positivos em suas resoluções ganha um prêmio. Em setembro, foi um smartphone, e em outubro o primeiro lugar ganhará R$400, enquanto o segundo ganhará R$200. Em cada questão, além de elaborar e consultar resoluções, ainda é possível comentar, consultar e indicar materiais de estudo, além de fazer anotações privadas.

Kely de Souza, estudante de 21 anos, de São Luís do Maranhão, foi a grande ganhadora do mês de setembro. “O site é um dos melhores que já vi. Recomendei para todos os meus amigos, pois além de ajudar com simulados de questões, nos proporciona testar nossos conhecimentos de várias maneiras. Eu não tenho muito tempo para estudar para o Enem. O tempo que eu tiro, dedico ao Planeta Ensino, pois lá tem as ferramentas necessárias para que eu aprofunde meus conhecimentos e ainda ajude outras pessoas com isso”, conta Kely.

Em menos de 20 dias o Planeta Ensino já conquistou mais de 15 mil usuários de todo o Brasil, que juntos já compartilharam mais de 2 mil resoluções do ENEM. A expectativa é que estes números dobrem até o final de outubro.

Fonte: Daniela Ferreira Vieira

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: