Política Nacional

Empresário João Claudino ganha cidadania pernambucana

A iniciativa da homenagem foi do deputado estadual Waldemar Borges (PSB)

Quarta - 15/11/2017 às 12:11



Foto: Alepe João Claudino Fernando recebe cidadania pernambucana
João Claudino Fernando recebe cidadania pernambucana

O empresário João Claudino Fernandes, responsável pelo Grupo Claudino, considerado uma das maiores redes varejistas do Nordeste, recebeu o Título de Cidadão de Pernambuco, na noite de terça-feira (14), na Assembleia Legislativa. Natural do Rio Grande do Norte, o homenageado foi agraciado por iniciativa do deputado Waldemar Borges (PSB), que enalteceu as ações promovidas pelo administrador em prol da cultura e da arte pernambucanas. A solenidade contou com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias.

O Grupo Claudino reúne 17 mil colaboradores em 13 empresas que atuam em vários segmentos, como shopping centers, frigoríficos, editoras, além de fábricas de tecidos, colchões, móveis e de bicicletas. O conglomerado teve início em 1958 com a fundação do Armazém Paraíba, em Bacabal, interior do Maranhão.

“João Claudino Fernandes e Valdecy Claudino, fundadores do grupo, firmaram-se como competentes administradores e homens de visão ao conseguirem, a partir de uma pequena cidade nordestina, construir e gerir um enorme complexo empresarial com atuação em vários Estados”, destacou o deputado Tony Gel (PMDB), que presidiu a cerimônia.

Waldemar Borges enfatizou que João Claudino é um aficionado pela cultura popular nordestina, especialmente a poesia. Segundo o parlamentar, além da publicação de vários livros de poetas do Estado, ele realiza anualmente o Festival Artes de Março – no Teresina Shopping, de sua propriedade -, no qual promove artistas do Sertão do Pajeú.

“A sensibilidade cultural do empresário modifica, por meio da arte, a vida de muitos pernambucanos. A forma singular como trata nosso Estado já o fez, de fato, filho do ‘Leão do Norte’ há muito tempo. Agora é hora de oficializar um pertencimento que supera o campo do direito, mas que merece ser reconhecido por esta Casa Legislativa”, ressaltou Borges.

João Claudino assegurou se sentir orgulhoso por se tornar um pernambucano. “Aqui neste Estado recebi muitas lições de vida. O pernambucano é um povo maravilhoso e tudo isso está acontecendo pela sua bondade; eu apenas sou um apaixonado por essa terra e, a partir de agora, mais ainda”, declarou. O empresário também admitiu estar feliz porque a concessão do Título de Cidadão foi motivada “pela arte e a poesia”.

O chefe de Gabinete do Governo de Pernambuco, João Campos, representou o governador Paulo Câmara na Reunião Solene. Artistas como Santanna, o sanfoneiro Luizinho e os repentistas Valdir Teles e Edmilson Ferreira, entre outros, fizeram apresentações durante a cerimônia. Filho do administrador, João Claudino Júnior, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Valdecir Pascoal também falaram durante a homenagem.

Fotos: Álvaro Luis Carneiro
João Claudino com governadores Wellington Dias e Paulo Câmara e o senador Elmano Ferrer
João Claudino com governadores Wellington Dias e Paulo Câmara e o senador Elmano Ferrer

João Claudino com governadores Wellington Dias e Paulo CâmaraGovernador Paulo Câmara (PSB) com o governador Wellington Dias (PT) e senador Elmano Ferrer (PMDB)

Fonte: Alepe

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: