Geral

Elmano realizará reunião no Ministério da Integração para tratar da Adutora do Sertão

Durante os últimos dias, o parlamentar cumpriu agenda em Teresina com objetivo de agilizar e viabilizar o andamento do projeto.

Quinta - 17/11/2016 às 11:11



Foto: Icone Reunião de trabalho
Reunião de trabalho

O Senador Elmano Férrer conseguiu viabilizar junto ao Ministério da Integração uma reunião técnica, que acontecerá no próximo dia 1º de dezembro, para tratar sobre o projeto da Adutora do Sertão. O encontro terá a participação dos secretários de Recursos Hídricos e da Defesa Civil do Ministério, equipe técnica do Senador, representantes da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), Funasa e Exército Brasileiro. E será mais um importante do Senador em prol do projeto da adutora.

“Estou trabalhando em busca da viabilidade do projeto, que me foi apresentado pela CPRM em 2015. O projeto será de extrema importância para o semiárido do nosso Estado, que sofre com a Seca. É inadmissível em pleno século XXI continuarmos com essa cultura de carro-pipa. Todos têm direito à água e estamos trabalhando para viabilizar a Adutora, que atenderá mais de 50 municípios e beneficiando cerca de 600 mil pessoas”, ressaltou o senador Elmano Férrer.

Durante os últimos dias, o parlamentar cumpriu agenda em Teresina com objetivo de agilizar e viabilizar o andamento do projeto. Durante a última sexta-feira, dia 11, o senador reuniu sua equipe técnica, profissionais da CPRM, do 2º BEC, da FUNASA e do MPE/PI para tratar do relatório de expedição para localização e identificação das condições atuais dos 37 poços a serem utilizados no abastecimento da Adutora. A inspeção foi realizada pelo 2º BEC, a convite do senador para participar do projeto. 

E nessa segunda-feira, dia 14, o senador esteve no Ministério Público Federal para tratar com o Procurador da República, Kelston Lages, e o Promotor Vando Marques (MPE/PI) para tratar sobre a Ação Civil Pública. A ação determina que a União providencie a inclusão da Adutora do Sertão no PPA 2016-2019 e nas LOA’s a partir de 2016 e a efetiva entrega da obra até 01/07/2020.

Reunião de trabalhoReunião de trabalhoFoto: Icone

Na reunião foi tratado ainda sobre os avanços do projeto e foram traçadas ações paralelas a serem colocadas em prática nos próximos dias, objetivando a superação de resistências de determinados setores ao projeto e alcance imediato de etapa indispensável para o caso – a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e, uma vez constatada a sua viabilidade, do Projeto Básico e Executivo da Adutora.

Reunião de trabalhoReunião de trabalhoFoto: Icone

O senador já assegurou indicação do Projeto como uma das emendas da Bancada do Piauí, a entrada do Projeto no PPA 2016/2019 e na LDO 2017, esta última aguarda sanção. Elmano ainda iniciou a articulação junto ao Ministério das Minas e Energia e na Codevasf com o objetivo de buscar recursos no orçamento deste Ministérios para a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnico, Econômica e Ambiental do Projeto, primeiro passo para a execução da obra.

Fonte: Icone

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: