Política

Elmano alerta para a seca no Nordeste e defende a volta do patrocínio para Fumdham

O parlamentar advertiu para o volume das barragens, principalmente no Nordeste do país

Terça - 20/09/2016 às 11:09



Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado Senador Elmano Ferrer (PTB-PI)
Senador Elmano Ferrer (PTB-PI)

O senador Elmano Ferrer (PTB-PI) alertou para a seca que atinge todos os estados do Nordeste - no Piauí já são 118 municípios em situação de emergência, com decretos reconhecidos pelo governo federal ( o últrimo foi Oeiras). O senador defendeu o retorno do patrocínio da Petrobras à Fundação Museu do Homem Americano, na Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no extremo Sul do Piauí. A fundação já demitiu funcionários e ameaça fechar o Parque Nacional, patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela Unesco.

Em discurso ontem (19), na tribuna do Senado, Elmano Ferrer lembrou que a Fumdhan é responsável pelas pesquisas e pela manutenção de pinturas rupestres em 600 sítios arqueológicos existentes no Parque Nacional da Serra da Capivara, que indicam a chegada do homem nas américas, há 58 mil anos e não há 13 mil anos, como apontavam estudos feitos em outros países.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1991, reconheceu aquele parque, pela importância e pelos estudos científicos da área da paleontologia, como integrante do mapa do patrimônio mundial.

Elmano Ferrer lembrou que imagens de pinturas rupestres encontradas no Parque foram usadas na cerimônia de encerramento da Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro, mas uma das responsáveis pelo museu, a pesquisadora Niède Guidon, disse que a entidade precisa de dinheiro e não de homenagens.

Crise hídrica

Elmano Férrer falou com preocupação sobre a seca que atinge diversas regiões do país, especialmente o Nordeste, onde a capacidade de alguns reservatórios no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba já está no volume morto. No Piauí, mais de 160 municípios já decretaram situyação de emerg~encia por causa da falta de água.

O Senador piauiense advertiu que as principais cidades, inclusive algumas capitais nordestinas sofrem com a falta d’água, por conta de vários fatores, entre eles a falta de planejamento dos governos. Órgãos como a Sudene e o Dnocs, agonizam esquecidos, situação que deve piorar com a crise financeira que atinge os estados. “Vivemos há muito tempo nesse país do hoje, sem vermos o futuro. Isso em quase todas as áreas do desenvolvimento e do bem-estar humano”, lamentou Elmano.

Fonte: Ícone

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: