Eleições internas do PT começam no próximo domingo (9)

O 6º Congresso Nacional do partido leva o nome de Marisa Letícia Lula da Silva


6º  Congresso Nacional do PT

6º Congresso Nacional do PT Foto: Agência PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza no próximo domingo (9), o Processo de Eleições Diretas (PED) municipais em todo país. Nesta primeira fase, os filiados votam em eleições diretas para presidentes municipais, chapas de dirigentes municipais e chapa estadual. No Piauí, o pleito vai movimentar petistas em 190 municípios. A escolha dos filiados em todos os níveis (nacional, estadual e municipal) ocorre em três etapas em todo o Brasil. São 62.748 filiados que se apresentaram para concorrer às direções do PT para os próximos dois anos.

A segunda fase acontece em maio quando os delegados municipais eleitos votarão para escolher o presidente estadual. Os candidatos que disputarão essa etapa são Assis Carvalho e Pedro Calisto. Na última etapa, em junho, os delegados estaduais eleitos escolherão o presidente nacional, durante o 6º Congresso, que leva o nome de Marisa Letícia Lula da Silva, militante histórica que foi casada com o ex-presidente Lula, falecida este ano.

No PT, as candidaturas para presidente não estão vinculadas às chapas de dirigentes, que são eleitos de forma proporcional à quantidade votos que recebem. Em 10 municípios piauienses haverá disputa entre chapas municipais no próximo domingo: (Água Branca, Altos, Amarante, Angical, Floriano, Guaribas, Juazeiro, Manoel Emídio, Parnaiba, Teresina). Nos demais municípios haverá candidato e chapa únicos. No âmbito estadual, duas chapas disputam os votos.

Confira o calendário:

9 de abril – Eleições da Chapa Estadual, presidente do PT Municipal e Chapa Municipal

Horário: 9h às 17h

Local: Os militantes devem conferir o local de votação em cada município. Em Teresina, será na Unidade Escolar Engenheiro Sampaio (Av. Campos Sales, 1644 – Norte)

Quem pode votar: filiados ao PT

O que precisa para votar: documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte).

O pagamento das contribuições financeiras dos filiados que não exercem cargo eletivo, comissionado ou de dirigente partidário, não será obrigatório para o exercício do voto na eleição.

 Dias 5, 6 e 7 de maio - Congresso estadual, em Teresina

Os delegados eleitos nas chapas municipais escolherão o presidente do PT do Piauí

Dias 1 a 3 de junho - 6º  Congresso Nacional do PT, em Brasília

Os delegados eleitos nos Congressos estaduais escolherão o(a) presidente(a) do PT nacional.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: