Política

Edital da Barragem de Castelo será lançado no dia 29/11

A Barragem de Castelo do Piauí está orçada em R$ 370 milhões com recursos do PAC II

Quinta - 10/11/2016 às 15:11



Foto: Portal ODIA Cannion do Rio Poti, em Castelo do Piauí
Cannion do Rio Poti, em Castelo do Piauí

Será lançado no dia 29 de novembro, às 10h, no gabinete do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (DEPI), Francisco Alberto de Brito Monteiro, o edital de licitação para a construção da Barragem de Castelo do Piauí, orçada em R$ 370 milhões.

A obra foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), do Ministério da Integração Nacional, e será construída entre os municípios de Castelo e Juazeiro do Piauí. A barragem terá a capacidade de armazenamento de 2,6 bilhões de metros cúbicos de água e contará com estrutura – será instaladas quatro turbinas - para a produção de 25MW de energia “limpa”. 

Além de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, a barragem vai beneficiar as cidades de São João da Serra, Alto Longá, Prata do Piauí, Beneditinos, Buriti dos Montes, São Miguel do Tapuio, Novo Santo Antônio, Demerval Lobão e Teresina.

O deputado Antonio Félix (PSD), destacou durante a sessão desta quinta-feira (10), na Assembleia Legislativa, que a barragem de Castelo do Piauí vai ser a segunda maior do Piauí, atrás apenas de Boa Esperança, em Guadalupe, que acumula . Além de poder gerar energia e captar água para as adutoras, as águas da barragem Castelo serão utilizadas em projetos de pisciculturas e para áreas irrigadas.

“Uma obra tem o aval do Tribunal de Contas da União, que elaborou o edital de licitação junto com o Idepi. A barragem terá um alcance social muito grande para as populações, que vai ser abastecida através de adutoras a serem construídas para levar água da barragem para os municípios”, comemorou .   

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: