Geral

Duas grávidas estão com suspeita de Gripe H1N1 em Teresina

Até o momento Teresina tem um caso confirmado da doença

Terça - 24/04/2018 às 16:04



Foto: Imagem ilustrativa Vacinação em grávidas
Vacinação em grávidas

Duas grávidas estão com suspeita de gripe H1N1 em Teresina. As mulheres foram isoladas na Maternidade do Buenos Aires, zona Norte de Teresina, e aguardam o resultado do exame para saber se estão com a doença.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), as duas gestantes deram entrada na unidade com síndrome de respiração aguda. Elas foram internadas e submetidas ao exame de H1N1, sendo que uma delas já teve alta ontem e a outra tem previsão de alta esta semana.

A FMS ressalta que toda gestante que pertence ao grupo de risco e quando é internada com síndrome de respiração aguda, é feito o exame porque devido a imunidade mais baixa.

Até o momento a FMS confirmou um caso de resultado positivo para influenza A, também conhecida como gripe H1N1. Trata-se de uma adolescente de 13 anos de idade, asmática, residente na zona Norte da capital.

A paciente também deu entrada no hospital do Buenos Aires na madrugada de sábado (14) com sintomas de dificuldade respiratória que a família acreditava ser sintomas da asma. Foi feito o protocolo padrão para este tipo de problema, porém como a resposta não foi adequada, ela foi transferida para a UTI do HUT.

Segundo a FMS, a adolescente está estável, consciente, orientada e respirando sem aparelhos. A equipe médica do HUT informou que se a garota continuar evoluindo bem, em breve poderá receber alta da UTI.

Vacinação

 Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 1º de junho em todo o Brasil. Teresina mantém salas de vacina em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS) por toda a cidade e nos turnos manhã e tarde, com doses disponíveis para todo o público-alvo da campanha. A lista de postos e turnos está disponível aqui.

A vacina protege contra os vírus influenza tipo B, A H1N1 e A H3N2. “Estes são os três tipos notificados no Brasil em 2017, em levantamento feito todos os anos”, comenta Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. A vacina reduz as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções por estes vírus na população alvo para a vacinação.

Fazem parte dos grupos prioritários os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Fonte: FMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: