Saúde

Dormir mal pode aumentar o risco de ter depressão

Segundo especialistas, quem dorme pouco engorda, fica mais doente, além de deixar de liberar hormônios importantes para o corpo

Terça - 20/11/2018 às 17:11



Foto: Psicologia MSN Depressão
Depressão

A insônia é um problema enfrentado por muitas pessoas e os efeitos refletem na qualidade de vida, saúde e bem estar. Segundo especialistas, quem dorme pouco engorda, fica mais doente e pode aumentar o risco de ter depressão. A pessoa que não chega em fases de sono importantes, deixa de liberar hormônios como o GH ( hormônio do crescimento), a melatonina e a testosterona.

Para falar sobre o assunto, o Bem Estar desta terça-feira (20), recebeu o endocrinologista Bruno Halpern e a professora do sono da Unifesp, Mônica Levy Andersen. Jovens da série '1/4: um quarto' falam como enfrentam a insônia

Higiene do sono

Se preparar para dormir pode contribuir muito para a produção da melatonina e a melhoria da qualidade do sono. Dormir bem significa reordenar o organismo para a melhora das funções do corpo, ajudando em vários processos. Cuidados simples, como deixar as luzes de casa mais baixas, evitar usar equipamentos que refletem muita luz como celulares, tablets e TV, podem ajudar. Deve-se também evitar discussões ou atividades estressantes e realizar atividades prazerosas, que proporcionem relaxamento ao corpo e mente.

Dicas para a higiene de sono:

Desligar as luzes da casa

Evitar usar equipamentos como tablets e TV

Evitar discussões

Realizar atividades prazerosas

Melatonina

A função principal desse hormônio é mandar o recado para o cérebro de que já é noite. A melatonina também tem funções antioxidantes e anti-inflamatórias já que interfere em todo o metabolismo. Por melhorar o sono, a melatonina influencia na desaceleração do envelhecimento, na capacidade cognitiva e na manutenção da memória.

Pouca melatonina pode reduzir o gasto energético, que contribui para o aumento de peso e aumenta problemas relacionados à obesidade, além de aumentar o risco de diabetes. Mas esse hormônio não deve ser usado sem a orientação médica.

Fonte: Bem Estar

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: