Dnocs, IDEPI e DER garantem segurança de barragens

Reunião discutiu a segurança das barragens, inclusive do Açude Caldeirão, em Piripiri


Reunião discutiu a segurança das barragens no Piauí

Reunião discutiu a segurança das barragens no Piauí Foto: CCom

Gestores do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) e Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), se reuniram, nesta terça-feira (19), na sede do Departamento de Obras Contra a Seca, para discutir a segurança das barragens instaladas em território piauiense, em especial o Açude Caldeirão, localizado no município de Piripiri.

Segundo Francisco Ribeiro, chefe do setor de Recursos Hídricos do Dnocs, a barragem não corre risco de rompimento e todas as medidas paliativas que se apresentaram como necessárias já foram tomadas. Após o período chuvoso, o órgão deve iniciar uma série de obras de restruturação do reservatório, que até lá segue sendo monitorado.
“Em Caldeirão, será realizada a implantação da drenagem superficial, tanto no sentido longitudinal como transversal. O objetivo é capturar as águas que correm das ombreiras e direciona-las para uma saída já concretada, que não cause nenhuma erosão e não atinja o coroamento da barragem”, explica o engenheiro.

Ainda em Caldeirão, o DER irá realizar, também após o fim do período chuvoso, a reconstrução do trecho da PI-327 que corre sobre a parede da barragem. “Nós estamos com uma nova metodologia. Quando a estrada tem muito buraco, ao invés de fazermos uma operação tapa buraco, a gente retira a estrada velha e fazemos uma nova”, esclarece o secretário responsável pela pasta, Castro Neto.

De imediato, operações tapa buraco serão realizadas para reduzir as fissuras na superfície. Medias semelhantes foram adotadas pelo Departamento nos municípios de Lagoa do Sítio, Caracol e Barra do Alcântara.

No que diz respeito a manutenção dos reservatórios mantidos pelo o Estado, o diretor do IDEPI, Geraldo Magela, garante que as barragens de Emparedado, em Campo Maior, e Bezerro, em José de Freitas, já foram licitadas e aguardam apenas a liberação de recursos do Ministério do Desenvolvimento Social. “A Barragem Emparedado em Campo Maior e a Barragem do Bezerro, em José de Freitas, estão com um projeto de recuperação total pronto, licitado, publicado e aguardando apenas a liberação do Ministério do Desenvolvimento Regional, que será o órgão responsável por aportar os recursos”, pontua.

Fonte: CCom

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: