Educação

Diretores e pedagogos realizam o primeiro plantão gerencial de 2018

O encontro acontece no Centro de Formação Professor Odilon Nunes

Sexta - 09/03/2018 às 17:03



Foto: Reprodução Plantão
Plantão

Diretores e pedagogos dos Centros Municipais de Educação Infantil estão participando nesta sexta-feira (09) da primeira reunião gerencial de 2018, articulada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), visando um compartilhamento de resultados, tanto os positivos - socializando o que está dando certo com os colegas - quanto os negativos, para serem realizadas as intervenções que auxiliam na melhoria do ensino.

O encontro acontece no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, envolvendo 75 diretores com foco nas turmas da educação infantil, do maternal ao 2º período. O encontro é realizado de forma individualizada, por técnicos da Semec que participaram de treinamento para analisarem junto com o diretor e o pedagogo os resultados, discutindo quais as intervenções que podem ser aplicadas.

Segundo Antônia Célia Alves de Sousa, gerente da Educação Infantil da Semec, as socializações que acontecem motivam os gestores para irem cada vez mais longe. “Compartilhamos propostas efetivas e estratégias para execução imediata, o que reflete já nos resultados seguintes. O interessante é saber que as escolas crescem juntas, alinhando sempre o trabalho com as metas a serem alcançadas”, explica.

As atividades fazem parte de uma série de intervenções realizadas pelos técnicos da secretaria, visando a troca de experiências e o monitoramento das ações em cada escola, tendo em vista a superação das dificuldades imediatamente. Ao analisarem os resultados do que já foi realizado, os gestores e técnicos da Semec discutem juntos os próximos passos.

“O foco desses encontros é a evolução na aprendizagem dos alunos, por isso os diretores apresentam resultados e discutimos intervenções”, explica Antônia Célia. Segundo ela, as reuniões auxiliam no avanço geral da Rede e o plantão gerencial individualizado faz a diferença. “Os resultados demonstram evolução no desempenho das habilidades dos estudantes. A Educação Infantil é a base, por isso a necessidade de um acompanhamento especializado. Um estudante que possui uma boa base terá um desempenho acadêmico melhor. Estamos no caminho certo. E as expectativas estão cada vez melhores”, comenta.

Outro diferencial pontuado pela gerente é a sistemática de acompanhamento entre diretores, pedagogos e professores durante as aulas. “Todos trabalham unidos com o mesmo objetivo. A sistemática inclui visitas em sala de aula, definindo cronograma de visita para acompanhar os avanços e dificuldades, para que o diretor e pedagogo auxiliem nas atividades e no que precisa ser realizado para alcançar o resultado esperado”, conclui.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: