Política Nacional

Senado repercute massacre de trabalhadores em Colniza

Chacina de nove trabalhadores foi consequência da omissão do Estado

Quarta - 03/05/2017 às 11:05



Foto: Reprodução Trabalhador rural executado no massacre de Colniza (MT)
Trabalhador rural executado no massacre de Colniza (MT)

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, sob a presidência da senadora Regina Sousa (PT-PI), realizou audiência pública nesta terça-feira (02), com especialistas e lideranças de movimentos sociais, para discutir o massacre de nove trabalhadores rurais no município de Colniza (MT), no dia 19 de abril. A chacina, na opinião da maioria, foi consequência da omissão do Estado para a catástrofe social e fundiária existentes na região.

Regina Sousa avaliou que o recrudescimento da violência na região tem feito com que diversos moradores sintam medo e pensem em se mudar da cidade: “Tenho recebido relatos quanto ao medo e à vontade de abandonar a cidade por parte de diversos moradores, após a chacina de 19 de abril”, relatou

Na opinião de Inácio Werner, da Comissão Pastoral da terra (CPT), há também a conivência das forças de segurança pública para com fazendeiros que agem de forma violenta na região. Ele vê como uma das principais causas para a violência no norte do estado o fato de a própria polícia admitir, em alguns casos, "ter os cadeados de fazendas" naquelas localidades.

A procuradora federal Debora Duprat foi além e disse que que tem percebido que esse medo, assim como as chacinas, já ganhou proporções nacionais: "Um clima de barbárie está tomando conta do país" devido à banalização de crimes contra sem-terra, indígenas e outros setores marginalizados da sociedade, ocorridos nos últimos meses.

Trabalhador rural assassinado
Trabalhador rural assassinado em assentamento em Colniza, no Matro Grosso

 Trabalhador rural assassinado em assentamento em Colniza, no Matro Grosso
Corpos de trabalhadores rurais mortos no Matro Grosso

Fonte: Assessoria/Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: