Diego pode estrear sábado contra o Sport em Recife

O meia Diego participou bem de seu primeiro jogo-treino, na terça-feira, contra o Resende


Diego foi bem no jogo-treino contra o Resende

Diego foi bem no jogo-treino contra o Resende Foto: Montagem/Paulo Pincel

O meia Diego participou bem de seu primeiro jogo-treino, nesta terça-feira, contra o Resende, e pode ficar à disposição para a partida de sábado, contra o Sport, às 16h, na Arena Pernambuco. Quem afirma isso é Daniel Gonçalves, preparador físico do Flamengo. Embora tenha salientado que o camisa 35 precisa cumprir outras etapas, Daniel e a comissão técnica ficaram otimistas após a participação do reforço na vitória por 2 a 0 sobre o time do Sul-Fluminense. (veja imagens da participação dele no jogo-treino acima)

– Não (está descartado), de maneira nenhuma. Ele está em processo evolutivo de condicionamento, atingiu mais uma etapa, e isso nos deixa bastante confiantes. Mas ainda é prematuro, de acordo com a metodologia empregada pelo CEP (Centro de Excelência em Performance do Flamengo) e com as observações do (técnico) Zé Ricardo e do (auxiliar) Jayme, fazer uma previsão de quando vai ser  sua estreia – afirmou.

Questionado se é possível medir percentualmente a atual condição física de Diego, Daniel Gonçalves afirmou que não. Mas, pautado no jogo-treino desta terça-feira, disse que o reforço já teria condições de atuar por, pelo menos, um tempo.

Confira essa resposta e outros trechos da conversa com Daniel:

Ele foi bem em 40 minutos. Quem treina 40 minutos conseguiria pelo menos jogar um tempo de jogo. Mas temos que ver outras situações: como será a recuperação dele amanhã (quarta), fazer outras análises". 

Daniel Gonçalves

"Quem treina 40 minutos pode jogar um tempo"

– Essa é uma questão que a gente discute quase que diariamente: percentuais de condicionamento de treinamento. É tão complexo o condicionamento de um atleta porque não envolve só parte física. Tem a parte técnica, a leitura do jogo, a adaptação aos companheiros, o aspecto mental e emocional. Fica difícil quantificar. O Flamengo até tem uma metodologia para atribuir grau aos seus atletas, que vai de 0 a 10, e no final faz um somatório. Mas não tem como afirmar hoje quanto de condicionamento ele teria. O que a gente sabe é que hoje (terça) ele cumpriu uma etapa, foi um jogo-treino, o último passo (da preparação) de um jogo é a simulação de uma partida. Ele foi bem em 40 minutos. Quem treina 40 minutos conseguiria pelo menos jogar um tempo de jogo. Mas temos que ver outras situações: como será a recuperação dele amanhã (quarta), fazer outras análises porque não podemos correr risco de deixá-lo com possibilidade de lesão.

Participação de Diego no jogo-treino

– Ele se sentiu bem, e a observação da comissão técnica também foi satisfatória no aspecto físico e de deslocamento. Na parte técnica, Zé e Jayme ficaram satisfeitos com o desempenho dele. Acho que foi mais uma etapa da programação cumprida, que era simulação de jogo dentro de um tempo reduzido, 40 minutos, e ele concluiu bem essa parte.

O que a gente pode falar é que, para o primeiro contato com bola numa simulação de jogo, ele foi muito bem. Vimos que ele cumpriu a etapa que foi programada e isso nos deixa bastante satisfeitos.

Daniel Gonçalves, preparador físico do Flamengo

Pelo que você conversa com a comissão técnica, já dá para dizer que o Diego pode ficar à disposição de acordo com o que o Zé Ricardo espera?

A gente ainda tem algumas etapas a concluir ao longo da semana, algumas outras observações a serem feitas. Existe ainda a programação realizada pelo CEP para ele e outra de cumprimento de ações técnicas e táticas estabelecidas pelo professor Zé Ricardo. O que podemos falar é que, para o primeiro contato com bola numa simulação de jogo, de jogo aberto e com adversário externo, ele foi muito bem. Agora, foi o primeiro trabalho da semana, e não estabelecemos prazo porque a avaliamos cada final de sessão de treino.

Esse jogo-treino é ideal para avaliá-lo em termos de utilização nas partidas ou é preciso segurar um pouco e colocá-lo em outro jogo-treino?

– Não teremos nesta semana outro jogo-treino, que apresenta exigência e imprevisibilidade, porém a semana é sempre dividida com aspectos integrados táticos, técnicos, de resistência, força e velocidade. Nos treinos de resistência e velocidade, que são mais abertos, o professor Zé Ricardo pode fazer algumas avaliações sobre o aspecto técnico também. Ainda teremos uma ou duas sessões de treinamentos que nos permitirão fazer as avaliações necessárias. 

Fonte: Globo Esporte

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: