Ciência & Tecnologia

Desvendado o mistério sobre o objeto voador que cruzou o céu na Rússia

A informação foi repassada à imprensa pelo o diretor do Observatório Astronômico da Universidade de Irkutsk, Sergei Yazev

Terça - 08/11/2016 às 11:11



Foto: Reprodução .
.

Após análise de vídeo que mostra o voo de um corpo celeste na região de lago Baikal (sul da Sibéria, na Rússia), em 25 de outubro, cientistas chegaram à conclusão que se tratava de um meteorito com massa de 50-80 kg, que se desintegrou completamente na atmosfera.

A informação foi repassada à imprensa pelo o diretor do Observatório Astronômico da Universidade de Irkutsk, Sergei Yazev à agência russa RIA Novosti. O vídeo foi estudado pelo por Yazev, em conjunto com o especialista em meteoritos Viktor Grokhovsky de Ekaterinburgo, e a cientista Maria Gritsevich.

Os cientistas chegaram à conclusão que, antes de entrar na atmosfera, o meteorito tinha um peso de 50-80 kg e caia à velocidade de 20 km por segundo sob o ângulo de 20 graus da superfície da Terra.

O vídeo, que foi fornecido pela Empresa Petrolífera de Irkutsk, mostra que a iluminação verde do meteorito desaparece na altitude de 37 km. Cientistas constaram que o corpo celeste se queimou na atmosfera sobre o parque nacional do lago Baikal, sem atingir a superfície.

As informações sobre um corpo celeste luminoso foram postadas nas redes sociais nos últimos dias de outubro e ganharam destaque. Internautas sugeriram diversas hipóteses para a luz verde que cruzou os céus– desde a queda de uma peça de lixo espacial até pedaços de um míssil balístico.

Fonte: Com informações do Sputnik Brasil.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: