Política

Deputados vão debater em audiência degradação do Rio Gurgueia

Debate sobre a "morte" do Rio Gurgueia foi proposta pelo deputado Edson Ferreira
Fonte: Alepi | Editor: Paulo Pincel 25/10/2017 16:38
Deputado estadual Edson Ferreira (PSD) Deputado estadual Edson Ferreira (PSD)Foto: Caio Bruno/Alepi

O deputado Edson Ferreira (PSD) apresentou requerimento, na manhã desta quarta-feira (25), solicitando a realização de audiência pública para discutir a situação do Rio Gurgueia, no Sul do Piauí. Segundo o parlamentar, a preservação do o rio é de suma importância para a macrorregião do Vale do Gurgueia.

“Para essa audiência pública, nós vamos convidar vários órgãos, como Codevasf, Ibama, APPM, os prefeitos do Sul do estado, secretaria de Meio Ambiente e vários outros para tratar de um assunto que de certa forma tem ficado na prateleira de baixo no estado e no país, que é a questão dos nossos recursos naturais. O nosso principal rio do Sul do estado, que é o rio Gurgueia, está morrendo. Hoje nós temos trechos de 30km a 40km que não tem mais água, só areia”, lamentou o autor do requerimento.

“O rio Gurgueia tem uma simbologia e uma importância tão grande que há muito tempo se trava uma luta para a criação do Estado do Gurgueia justamente em homenagem a esse rio e sua tamanha importância para o Piauí e para o sul do Estado. O Rio Gurgueia é mais um representante dos nossos recursos naturais que estão acabando. Eu lembro que quanto íamos de Monte Alegre a Santa Filomena existiam mais de vinte córregos. Hoje só existem dois, os outros acabaram. Essa é uma triste realidade e toda a sociedade precisa chamar a atenção das autoridades para que algo seja feito. E é por isso que nós vamos convocar várias autoridades e instituições para discutir a gravidade desse problema”, concluiu Edson Ferreira. O requerimento foi subscrito pelos deputados Mauro Tapety (PMDB) e Gustavo Neiva (PSB).

Requerimentos – A deputada Flora Isabel (PT) apresentou requerimento solicitando da Eletrobras Piauí e a gerência do Programa Luz Para Todos no Estado solicitando gestões para garantir a inclusão de 48 famílias de comunidades rurais do município de Conceição de
Canindé.

O deputado Francis Lopes (PRP) apresentou Projeto de Lei que altera a Lei 4.997 de dezembro de 1997, com o objetivo de reconhece a música gospel e os eventos a ela relacionados como manifestação cultural.

Já o Ministério da Saúde e a Fundação Nacional de Saúde encaminharam à Casa dois ofícios, em resposta ao requerimento do deputado Fernando Monteiro (PRTB), que solicitou a inclusão no Programa de Saneamento a construção de fossas sépticas no povoado Tamboril do Piauí e povoado Paus, localizado no município de Monte Alegre do Piauí.

Ordem do Dia – A Assembleia Legislativa votou e aprovou por unanimidade a redação final do Projeto de Lei nº 36 de AL 14777/17, que cria o Fundo Especial de Participação, o FUPAR.

Comentários