Política

Deputados debatem a demissão em massa de servidores na Cepisa

Audiência pública ouviu o sindicato dos servidores e a direção da Cepisa Equatorial

Terça - 19/03/2019 às 17:03



Foto: Paulo Pincel Servidores na entrada do Plenário da Assembleia Legislativa
Servidores na entrada do Plenário da Assembleia Legislativa

As demissões de mais de 600 servidores da Cepisa Equatorial repercutiu nesta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa, onde  acontreceu uma audiência pública, na Comissão de Administração Pública, sob a presidência do deputado Severo Eulálio (MDB), que reuniu representantes da empresa, do sindicato da classe trabalhadora e do Ministério Público do Trabalho.

O deputado Evaldo Gomes (SD) disse que o objetivo da audiência é discutir a demissão dos servidores da Cepisa Equatorial, a qualidade do serviço prestado a sociedade piauiense, os investimentos da empresa no estado do Piauí e a demissão em massa, mesmo com o PDV proposto pelo sindicato da categoria.

Francisco Marques, representante do sindicato dos trabalhadores da Cepisa Equatorial, disse que “a empresa demitiu mais de 600 com o PDV, iniciado em janeiro desse ano. A proposta foi cinco salários para queles com 35 anos de serviços, 15% do salário- base limitado para mais 30 pessoas".

Arquelau Amorim, presidente da Cepisa Equatorial por duas vezes, foi o primeiro a fazer uso da palavra. Disse que depois que a Equatorial ganhou o leilão esse ano, ficou garantido recurso de 800 milhões para a empresa. Foi lançado o PDV com a adesão de 603 servidores, num quadro de mais de 2 mil funcionários.
Também participou dos debates Jeane Carvalho de Araújo Colares, representante do Ministério Público do Trabalho.

Medidas
 
Como resultado a audiência decidiu criar uma comissão com representantes do Ministério Público do Trabalho, Sindicato dos Urbanitários e Assembleia Legislativa para que seja discutida a questão das demissões dos servidores da Cepisa Equatorial. A sugestão é do deputado Evaldo Gomes (SD), autor da proporção da audiência. Ele sugeriu também que as demissões sejam suspensas até encontrar um ponto entre de equilíbrio entre empresa e servidores.
 
A questão de demissão também foi questionada pelos deputados Flora Izabel (PT), Franzé Silva (PT), Giorgiano Neto (PSD), entre outros parlamentares que participaram da audiência. Para eles demissão desses servidores, principalmente o mais antigos e fechamento de escritórios em alguns municípios comprometem a qualidades de serviços da empresa junto a população do Piauí.

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: