Educação

Dependência: Alunos do Pronatec alertam sobre os perigos das drogas

Em uma peça de teatro eles conseguiram mostrar os efeitos indesejados que as drogas lícitas e ilícitas causam a uma comunidade

Segunda - 05/02/2018 às 16:02



Foto: Ascom Os perigos das drogas
Os perigos das drogas

Para muitos, o caminho das drogas pode ser sem volta, mas ainda há esperança. Principalmente quando há formação técnica para lidar com dependentes químicos não só no ambiente clínico. Antes de tudo, o melhor remédio é a educação. Dentre as várias opções de retratar a realidade do mundo das drogas, os 25 alunos do Ceti Profª Júlia Nunes, que fazem o curso de Reabilitação de Dependentes Químicos pelo Pronatec/MedioTec, escolheram a arte. Em uma peça de teatro eles conseguiram mostrar os efeitos indesejados que as drogas lícitas e ilícitas causam a uma comunidade. Ao mesmo tempo, abordaram as formas de prevenção e tratamento.

A professora Yana Lopes, orientadora do Pronatec/MedioTec da 21ª Gerências Regional da Educação (GRE), esclarece que o trabalho foi o resultado do primeiro semestre do curso. Para a realização do projeto, eles usaram como tema a "Publicização de informações sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas: suas consequências", com o objetivo de integrar os conteúdos e conhecimentos das disciplinas aos alunos.

Os alunos decidiram apresentar o trabalho em duas partes. Na primeira eles explicaram o tema em palestra junto com a exibição de entrevistas em vídeo, além da presença de um psicólogo para interagir com a família e os demais jovens presentes. O projeto, que integra várias áreas, envolveu os professores: Leandro Paz (Português); Maria Célia (Ética e Cidadania); Larissa Alves (Anatomia Humana); Raimundo Nonato (Projeto de Vida); Nayane Caroline (Psicologia).

A Seduc, por meio do MedioTec, ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferta o curso técnico de Reabilitação de Dependentes Químicos, que tem duração de dois anos, em concomitância ao ensino médio regular para alunos matriculados nas escolas públicas do estado do Piauí.

Fonte: Seduc

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: