Educação

De cara nova, Liceu Piauiense comemora 170 anos de olho no futuro

Escola comemora 170 neste mês de outubro, com a missão de preservar sua história e ser modelo de uma educação pública moderna e eficiente.

Segunda - 24/10/2016 às 18:10



Foto: Marcelo Cardoso Liceu Piauiense
Liceu Piauiense

Berço intelectual de grandes personalidades piauienses - desde escritores, artistas, profissionais renomados em suas áreas de atuação e até mesmo do governador do Estado, Wellington Dias - o Colégio Estadual Zacarias de Góis, popularmente conhecido como o Liceu Piauiense, comemora 170 neste mês de outubro, com a missão de preservar sua história e ser modelo de uma educação pública moderna e eficiente que impulsione a próxima geração.

Funcionando em período de tempo integral, modelo no qual os alunos permanecem na escola das 07h às 18h, o Liceu Piauiense passou por grande reforma durante o ano de 2015. Com uma nova estrutura física, que oferece aos alunos salas climatizadas, laboratórios de ciência e informática as responsabilidades também aumentaram. Além disso, o anfiteatro, um dos espaços mais bonitos do colégio, e que mantêm a arquitetura secular de sua inauguração, foi totalmente recuperado e agora dispõem de uma moderna estação elevatória para o transporte de cadeirantes até o palco. A reforma também realizou renovação completa do telhado, troca de piso, pintura em geral e novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias e construção de banheiros. Com investimentos de R$ 3 milhões na reforma, o Liceu Piauiense retoma o seu status de escola modelo.

De cara nova, o Liceu surpreende a todos, e sua reforma estrutural reflete no aprendizado dos alunos. “Eu não estudei aqui antes da reforma, acabei ingressando no Liceu no ano passado, quando as aulas foram transferidas Para o Instituto (Instituto de Educação Antonino Freire). Comparado com o Instituto, a estrutura que nós contamos agora é bem melhor. A estrutura que a gente pôde contar a partir desse ano é mais moderna e organizada, nos permite ter um aproveitamento melhor durante as aulas. Isso somado ao esforço da direção atual da escola. A qualidade do ensino é boa. Acho que com a proposta atual da escola nós devemos estar melhores preparados para o vestibular, daqui a dois anos”, destaca a estudante do 1ª ano do ensino médio, Geane Carla.

Para quem estudou no Liceu antes mesmo da reforma, a mudança é ainda mais significativa. Também aluno do 1ª ano do ensino médio, Mauro Sérgio (17) atesta a melhoria na qualidade do ensino regular. Aqui melhorou muito. Ano passado nós tivemos algumas dificuldades, quando estávamos no Instituto (Instituto de Educação Antonino Freire) quase não tínhamos aula. Agora com a estrutura e os professores o ensino ficou bem melhor e mais rígido, exigindo mais da gente. Se não estudar e levar a sério, reprova.

Quando o assunto é preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a escola não deixa por menos. Com aulões de matemática e português que chegam a reunir cerca de 250 alunos, o colégio foca suas atenções na preparação para o exame.

Foco aliás, é um dos grandes benefícios das aulas de xadrez. A atividade complementa o estudo regular, colaborando com os vestibulandos na hora de desenvolver o raciocínio rápido e na resolução ode problemas.


Mais inclusiva
Com sua nova estrutura, além das aulas regulares do ensino médio e ensino profissionalizante, o Zacarias de Góis tem sido palco de inúmeros projetos interdisciplinares, que além de prepararem os alunos para o Enem, contribuem na formação de cidadãos.

Dentre os projetos a disposição dos 980 alunos matriculados na instituição, estão as já citadas iniciativas de português, matemática e xadrez, além da Oficina de Corpo e Movimento, júris simulados, Filminuto/Curtaliceu, música, astronomia, robótica, anatomia clínica, treinamento funcional são as que mais se destacam.

Um desses projetos que ganham visibilidade junto ao corpo discente do Liceu, o Curta Liceu Direitos Humanos aborda temas fortes e relevantes, trazendo à tona discussões atuais do meio social dos adolescentes. “No ano passado, foram produzidos três curtas sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Para 2016, trabalhamos no combate e prevenção ao bullying nas escolas, além da situação oda mulher negra no país. Iniciativas como essas são de grande importância dentro das escolas para que haja a conscientização dos jovens sobre a gravidade de qualquer tipo de violência e preconceito”, destacou o professor de filosofia, Leônidas Elva de Sá.

No Entre no Mundo da Música, outro projeto que oferta aos alunos o desenvolvimento de habilidades musicais, os estudantes podem aprender a tocar algum instrumento musical, desde instrumentos de sopro, caixa, bateria, bumbo, saxofone, trompete e o canto.

Os resultados dos trabalhos, além de serem visto no boletim dos estudantes, ainda são aprovados pelos pais e os responsáveis, que acompanham o dia a dia dos alunos. "Quem vê do lado de fora percebe que o aluno abre seu horizonte para outras disciplinas. Então, além da disposição de aprender novos conteúdos, ainda temos o fator de que os pais sabem onde seu filho está e o que está fazendo. Tendo dessa forma, a certeza de que ele está ocupando seu tempo aprendendo", conclui Adriana.

As atividades extracurriculares desenvolvidas no Liceu Piauiense fazem parte do Jovem futuro, programa realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Unibanco, criado com o objetivo de melhorar o desempenho educacional dos alunos do Ensino Médio da rede pública do Piauí e garantir que concluam essa fase com melhores oportunidades de vida.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: