Educação

Curso de Libras vai para a sétima turma

Mais 90% dos concludentes das turmas anteriores já estão atuando nas escolas estaduais.

Sábado - 03/06/2017 às 11:06



Foto: YouTube Libras
Libras

Com o prósito de formar mais profissionais intérpretes de Libras, o curso oferecido pelo Centro de Apoio ao Surdo (CAS) vai para a sétima turma. O cuso atende os termos dispostos pela legislação em vigor, decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005, que regulamentou a lei 10.436 de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), para atuar nas escolas da rede estadual e demais locais da sociedade.

O Curso de Formação de Tradutor/Intérprete de Libras (Tils) tem carga horária de 350h/a, com 280h/a de parte teórica e 50h/a de estágios nas escolas da rede estadual de ensino e 20h/a em palestras. Mais de 90% dos concludentes das turmas anteriores já está atuando nas escolas estaduais.

"Estamos na sexta turma e em agosto abriremos a sétima turma do curso de Libras. Esse curso é de grande importância para educação dos surdos, pois é, por meio desses profissionais intérpretes, que os surdos têm acesso aos conteúdos ministrados em sala de aula, contribuindo para o aprendizado", disse Rachel Andrade, coordenadora do CAS.

No CAS são ofertados os cursos: Iniciação à Língua Brasileira de Sinais (Libras), Libras Intermediário (II), Práticas de Libras - Libras - Voz, Curso de Letramento para o Ensino de Surdos, Curso Formação Instrutor para Surdos e ouvintes.

A Linguagem de Sinais

Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, a linguagem de sinais é composta por níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais. A diferença é sua modalidade de articulação, a saber visual-espacial, ou cinésico-visual, para outros. Assim sendo, para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo comunicação.

Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos e de pontos de articulação - locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos - também de expressões faciais e corporais que transmitem os sentimentos que para os ouvintes são transmitidos pela entonação da voz, os quais juntos compõem as unidades básicas dessa língua. Assim, a Libras se apresenta como um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Como em qualquer língua, também na Libras existem diferenças regionais. Portanto, deve-se ter atenção às suas variações em cada unidade federativa do Brasil.

O CAS Teresina está localizado à Rua Major Osmar Felix, S/N - Bairro Monte Castelo.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: