Arte e Cultura

TALENTO

Rafael Fonteles recebe piauiense que brilhou no The Voice Kids

Na ocasião, o governador anunciou investimentos na cultura de Campo Maior, cidade da artista mirim

Da Redação

Sexta - 28/04/2023 às 10:56



Foto: Print do vídeo Rafael Fonteles recebe cantora Luana Souza no Palácio de Karnak
Rafael Fonteles recebe cantora Luana Souza no Palácio de Karnak

O governador Rafael Fonteles (PT) recebeu no Palácio de Karnak a cantora mirim Luana Souza, de 12 anos, participante do The Voice Kids, da TV Globo. Luana é de Campo Maior, a 82 km de Teresina, e encantou os jurados do programa ao cantar a música lírica “Panis Angélicus”. A piauiense fez as cadeiras de Carlinhos Brown, Iza e Mumuzinho virarem para ela e seguiu para a próxima fase do programa, escolhendo o time de Brown.

Rafael Fonteles disse que Luana foi descoberta pelo professor Alisson Rodrigues Costa no projeto Lar da Juventude, que funciona na antiga cadeia pública desativada, que foi restaurada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e transformada em uma escola de música.

Durante a visita da cantora, o governador anunciou a instalação do Palácio das Artes e Cidadania de Campo Maior. A instituição vai funcionar no antigo Centro Operário Campomaiorense, um prédio histórico que se transformará em um ponto de cultura para realização de diversas atividades culturais, educacionais e esportivas. 


"Durante a visita, conversamos sobre a emoção da participação no programa da Globo e, atendendo a pedido dela e dos professores, anunciei a reforma e ampliação do Centro Operário Campomaiorense. Fundado em 1925, o Centro Operário será mais um espaço de aulas de música para crianças e jovens, para que possamos revelar e lapidar diamantes como a Luana. Em breve, teremos muitas outras histórias inspiradoras como a dela", disse o governador.

Luana canta desde os cinco anos de idade. “Em 2021 entrei no projeto Lar da Juventude. Agora quero melhorar para que eu consiga passar para a próxima fase do The Voice Kids, mas independente do resultado eu já me sinto uma vitoriosa” disse a cantora.

Ampliação do projeto

O Lar da Juventude deve ser incorporado ao Palácio das Artes e Cidadania. Atualmente, a instituição funciona onde era a Cadeia Pública de Campo Maior, um espaço que foi adaptado com recursos do Governo do Estado para servir à população. O espaço físico atual está pequeno para o tamanho da procura. “Tem um prédio antigo que será reformado, assim como a cadeia pública que se tornou a escola onde a Luana estudou. Agora, eles querem um espaço bem maior que vai se chamar Palácio das Artes e Cidadania. O poder público vai ajudar para que nós tenhamos mais e mais talentos ali na região dos carnaubais”, anunciou o governador.

Governador garante recursos para o projeto

A instituição atende a 350 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, oferecendo aulas de teatro, balé, canto, coral polifônico, além de instrumentos musicais como saxofone, trompete, trombone, violino e violoncelo.

“No Palácio das Artes vamos conseguir atender mais de mil jovens e crianças. Esta ajuda do governo é fundamental. O espaço é grande, histórico e atende todas as nossas necessidades. Inclusive vamos trabalhar também formação escolar e esporte” acrescentou Gean Medeiros, presidente da Associação Centenário do Centro Operário de Campo Maior.

Gean Medeiros, centro poderá atender mais de mil crianças e adolescentes

A reforma para instalação do Palácio das Artes está orçada em R$ 749 mil e deve ser executada sob supervisão da Secult, com investimentos do Governo do Estado, por meio do Sistema de Incentivo à Cultura do Estado do Piauí (Siec).

O centro atenderá mais de mil crianças e adolescentes

O deputado estadual Fábio Novo, ex-secretário da Cultura; a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes; os pais e o professor de canto de Luana, também participaram da reunião no Palácio de Karnak.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: