Arte e Cultura

AVATAR

Academia Brasileira de Letras lança avatar digital do escritor Machado de Assis

O painel com o avatar será usado para recepcionar o público em visitas guiadas e promete interagir e responder perguntas por meio da inteligência artificial

Da Redação

Quarta - 06/03/2024 às 09:28



Foto: euvatarstoryliving/instagram Avatar digital do autor Machado de Assis
Avatar digital do autor Machado de Assis

A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou, nessa terça-feira (5), uma versão digital de Machado de Assis, que interage e responde perguntas por meio da tecnologia de inteligência artificial. O painel com o avatar do escritor vai ser usado para recepcionar o público durante visitas guiadas aos prédios da instituição. 

O avatar, do autor morto em 1908, foi feito a partir de inteligência artificial que incorpora, não apenas traços físicos do autor, mas também sua personalidade, estilo literário e sua inibição emocional. O projeto foi idealizado e desenvolvido a partir de uma parceria da instituição com a empresa Euvatar Storyliving, especializada em tecnologias e tem como um dos objetivos ajudar a modernizar a academia e atrair o interesse de um público mais jovem para o incentivo da leitura. 

A fundadora da empresa, Flávia Peres, que foi responsável pelo projeto, revela que o avatar foi treinado durante três meses com mais de 1 milhão de parâmetros para dar à “vida” ao avatar. A tecnologia também é capaz de aprender novos parâmetros e se retroalimentar.

“Iniciamos com uma base de dados, nesse caso de Machado de Assis foram três meses de treinamento de base de dados fornecidas pela Academia Brasileira de Letras. E iniciamos então esse treinamento de acerto e erro. Aí fomos ajustando o tom de voz de Machado, a forma como ele respondia, quem ele era, fomos, digamos que fazendo com que ele entendesse quem ele era como personagem”, conta a desenvolvedora Flávia Peres.

No evento de lançamento, nesta terça-feira(5), foi explicado que o projeto levou mais de três meses para ser construído. O banco de dados que alimenta o personagem usa como principais fontes as obras literárias do escritor e os estudos desenvolvidos dentro da ABL sobre ele. 

O presidente da ABL, jornalista Merval Pereira, disse que apesar do avatar de Machado de Assis ser criado para incorporar seus traços físicos e personalidade, um olhar mais crítico, porém, pode questionar se o avatar é realmente fiel à aparência física de Machado. Já que a versão digital traz um homem com a pele mais clara e rosada.

O presidente também acrescenta que, com essa nova tecnologia, o avatar pode atrair novos leitores e atrair o público mais jovem. 

“A nossa ideia sempre foi de aproximar a literatura, a língua portuguesa, da maioria dos brasileiros. botar mais mulheres, mais negros, a eleição do kranak, primeiro indígena eleito para a academia... é essa a procura da aproximação. e a tecnologia faz parte disso”, explica.

A partir desta quarta-feira(6), todos que participarem das visitas guiadas na sede da ABL, às quartas-feiras, serão recepcionados pelo avatar de Machado de Assis e poderão fazer perguntas ao autor, o agendamento é obrigatório.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: