Política

Corregedor-geral ressalta necessidade de boa relação de juiz com sua comarca

Sexta - 18/08/2017 às 13:08



Foto: Reprodução/Diário do Povo O corregedor-geral de Justiça, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas,
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas,

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, destacou a necessidade de o juiz manter uma boa relação com o jurisdicionado, os colegas e os servidores de sua comarca. Foi durante a posse, ontem (17), dos 13 novos magistrados do Tribunal de Justiça do Piauí, aprovados em concurso de provas e títulos regulamentado pelo Edital 01/2015 do TJ-PI, homologado no dia 24 de julho de 2017.

“É fundamental a qualidade da relação do juiz com sua comarca. A vida jurisdicional implica sentimento de pertencimento, ainda que temporário. É inadmissível a postura do magistrado alheio ao que acontece na comunidade”, afirmou o desembargador Ricardo Gentil, que iniciou seu pronunciamento fazendo um levantamento da história da Capital, Teresina, que completou 165 anos no dia 16 de agosto.

“Não obstante o caráter festivo desta ocasião, não se pode perder de vista que o magistrado possui uma série de deveres, muitos deles regulamentados pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional e pelo Código de Ética da Magistratura. É preciso aplicar seu labor com exatidão e presteza, entregar uma prestação jurisdicional célere e justa”, destacou o corregedor após parabenizar os empossados pela conquista. “Lembrem como foi difícil chegar a este dia. Deem valor ao seu esforço e a esta toga”, acrescentou.

O desembargador Ricardo Gentil fez ainda um levantamento das realizações da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) nos últimos 14 meses, como avanços na gestão do acervo processual, expansão do Processo Judicial Eletrônico, implantação do peticionamento eletrônico intermediário, implementação do plantão judicial regional, melhoria da eficiência dos serviços das serventias extrajudiciais e execução de ações de combate à grilagem de terras.

“O magistrado é um servidor público diferenciado. É uma função de sacrifício. A sociedade espera muito de vocês e tenho certeza de que chegaram com o compromisso de bem servir o jurisdicionado. A Corregedoria Geral da Justiça está à disposição de todos vocês”, encerrou o corregedor.

Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador  Erivan LopesPresidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Erivan Lopes

Fonte: TJ-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: