Coreias decidem formar time unificado em Mundial

O evento começou no último domingo com as duas Coreias, a do Sul e a do Norte, jogando separadas


Coreias decidem formar time unificado

Coreias decidem formar time unificado Foto: Gazeta do Povo

As seleções da Coreia do Norte e do Sul feminina de tênis de mesa anunciaram nesta quinta-feira (3) que formarão um time unificado na competição, que está sendo realizado em Halmstad, na Suécia. A decisão foi tomada em conjunto com a ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa).

As duas equipes se enfrentariam nesta sexta (4) por uma vaga na semifinal da competição. O time unificado pegará o vencedor do duelo entre Japão e Ucrânia.

O Mundial por equipes de tênis de mesa, em Halmstad, na Suécia, começou no último domingo com as duas Coreias, a do Sul e a do Norte, jogando separadas. As sulistas fizeram uma campanha perfeita na primeira fase, cinco jogos e cinco vitórias, uma delas contra o Brasil, e passaram na liderança do grupo.

As norte-coreanas passaram em segundo em seu grupo e venceram nas oitavas de final a equipe da Rússia. O sorteio colocou o embate entre as vizinhas nas quartas de final.

A última vez que as Coreias jogaram um Mundial de tênis de mesa unidas foi em 1991, no Japão, quando o time acabou se sagrando campeão, derrotando a favorita China na decisão. Na ocasião, a união aconteceu porque a Federação da Coreia do Norte não tinha verbas para mandar uma equipe, e a do Sul ofereceu aporte financeiro em caso de união.

É a segunda demonstração da península no esporte em 2018. Em fevereiro deste ano, as duas Coreias desfilaram unidas na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno e até formaram uma equipe conjunta de hóquei no gelo, que acabou em último lugar. 

A Coreia do Norte conta com a medalhista de bronze na Olimpíada do Rio, Kim Song, enquanto a do Sul tem Hyowon, 12ª do ranking mundial, e Jihee Jeon, uma chinesa naturalizada. Song confia que a seleção unificada possa até bater a china, que levou 11 dos últimos 12 títulos:

"Quem sabe. Se em 1991 uma equipe unida bateu, por que não agora? Estamos juntas e juntas podemos fazer qualquer coisa" disse Song.

O técnico atual das chinesas, Li Sun, foi sucinto ao comentar a junção das Coreias para as quartas de final:

"É bom que elas estejam unidas, elas vão ficar com um time melhor. E é importante para a divulgação do nosso esporte", afirmou.

Fonte: Folhapress

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: