Olhe Direito!

Olhe Direito!

Conselheiros são capacitados para prevenção de dengue e Chikungunya

Sexta - 17/04/2015 às 15:04



Foto: Arquivo Dengue
Dengue
Os conselheiros locais em saúde do município participaram de uma capacitação para prevenção da dengue e Chikungunya, no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS), nesta sexta-feira (17). A Prefeitura de Teresina tem intensificado o trabalho de combate aos mosquitos transmissores dessas viroses.

“O objetivo é que os conselheiros sejam multiplicadores das informações sobre como prevenir a Dengue e a Chikungunya dentro das comunidades em que atuam”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

Uma pasta com materiais informativos de como prevenir a dengue e a Chikungunya, além de informações sobre a diferença das duas doenças, foi distribuída aos participantes da capacitação.

A infectologista Amparo Salmito, diretora de Epidemiologia da FMS, discorreu sobre como identificar casos suspeitos de Chikungunya. “Febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dores intensas e inchaço nas articulações de mãos e pés (dedos, tornozelos e pulsos) e manchas vermelhas pelo corpo são os principais sinais e sintomas da doença”, disse ela.

Ao perceber os sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima e hidratar bem o corpo. “O ideal é a pessoa ingerir muito líquido. Como eu não canso de repetir: deve-se urinar transparente da cor da água que bebe”, afirmou a médica Amariles Borba.

A FMS já notificou, de janeiro até o dia 15 de abril, 1.110 casos suspeitos de Dengue em Teresina. Os cinco bairros mais afetados pela doença são: Santa Maria da Codipi (99 casos), Satélite (36 casos), Lourival Parente (35), Piçarreira I (33 casos) e Monte Verde (31 casos).

Os bairros Santa Clara e Parque Maria Eduarda, na zona Sul de Teresina, irão receber, neste sábado (18), um mutirão de limpeza para evitar a proliferação dos focos do mosquito transmissor da Dengue e Chikungunya. A concentração dos profissionais de saúde será no clube Espaço Aberto, que fica na Avenida Alencar Matos, a partir das 8h30 da manhã. E os mutirões irão continuar em toda a capital.

“Realizamos constantemente ações de educação em saúde junto às comunidades. E sempre levamos informações de como combater a Dengue e a Chikungunya”, disse a coordenadora de Educação em Saúde da FMS, Júlia Santos.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: