Saúde

Conheça 5 remédios caseiros para dores de garganta

Dores de garganta podem surgir de várias formas, a forma mais comum é através de vírus

Quarta - 09/05/2018 às 16:05



Foto: health.com Dor de Garganta
Dor de Garganta

As dores de garganta podem surgir de várias formas, a forma mais comum é através de vírus, responsáveis por cerca de 95% das dores de garganta em adultos e crianças com menos de 5 anos de idade. Outras causas comuns de dor de garganta incluem: alergias, poluição, tabaco, frio, gripe ou amigdalite.

Por vezes poderemos confiar em remédios farmacêuticos ou pastilhas para a garganta, mas se as dores e inflamação surgirem durante a noite, talvez não queira perder demasiadas horas de sono para ir até à farmácia de serviço e voltar, por isso, sugerimos 5 remédios caseiros que lhe podem poupar tempo e dinheiro.

Não pense mais sobre o assunto e tire esse sapo da garganta!

1. Chá de Hortelã com Mel

Um clássico tradicional que irá limpar e aliviar a sua garganta, facilmente será capaz de encontrar os ingredientes necessários em casa ou qualquer supermercado. Um chá quente com uma sensação refrescante que não só ajuda nos sintomas das dores de garganta como também nas dores de estômago e gripe.

Ingredientes:

1 talo de hortelã

300 ml de água

1 colher de mel

Instruções:

Adicione as folhas de 1 talo de hortelã em 300 ml de água a ferver, depois adicione 1 colher de mel. Deixe ferver durante 5-7 minutos, depois basta coar e servir, tome enquanto ainda estiver morno.

2. Chá de Perpétua Roxa

Mais um chá de fácil degustação para situações como garganta inflamada, dor de estômago, tosse, laringite, hipertensão, diabetes, hemorróidas e também para soltar o catarro.

Ingredientes:

10g de flores secas

1l de água

1 colher de mel

Instruções:

Colocar as flores secas num tacho com 1 litro de água a ferver. Deixar ferver e quando atingir a temperatura ideal, coar, adoçar com mel e tomar enquanto ainda estiver morno.

3. Sumo de Toranja

Uma hipótese mais fresca para os dias mais quentes. Uma saborosa solução para as dores de garganta, rico em vitamina C, actua como anti-inflamatório, diminuindo assim os sintomas de gripes e resfriados.

Ingredientes:

3 toranjas

1 colher de mel

Instruções:

Coloque as toranjas 10 segundos no microondas para conseguir extrair o máximo de sumo possível de cada fruta. Corte ao meio, retire as sementes e esprema. O sumo feito desta maneira ficará mais cremoso e terá uma maior quantidade de nutrientes.

4. Gargarejar com Limão

Uma opção incomum mas com bons resultados que pode aliviar bastante as dores e inflamações de garganta, de facto pouco ortodoxo, mas em casos de necessidade um óptimo salva vidas.

Ingredientes:

1 l de água

3 limões

1 cebola média

1 colher de mel

Instruções:

Ferva a água e adicione a cebola descascada, deixe ferver por cerca de 5-7 minutos. Depois, coar a infusão e adicionar o sumo dos 3 limões e o mel. Tente gargarejar com esta infusão pelo menos duas vezes por dia, uma vez de manhã ao acordar e outra antes de ir dormir.

5. Mastigar cravos

Uma especiaria indiana que é frequentemente usados ​​para ajudar a aliviar as dores na boca e garganta. Um forte anticéptico natural que pode também actuar como um antibacteriano.

Ingredientes:

10 gramas de cravos

1 copo de água

Instruções:

Separe vários cravos inteiros. Coloque um ou dois cravos na boca e chupe-os até que se tornem macios, depois mastigue como se fossem pastilhas e beba alguns goles de água para empurrar os óleos libertados pelos cravos para a garganta. Se acidentalmente os engolir não se preocupe, não é prejudicial.

Experimente as nossas sugestões mas tente também combinar ingredientes e misturas novas  e diga-nos quais os resultados. recorde-se que mesmo tomando remédios terá que se prevenir de situações que possam piorar a sua situação e evitar manter hábitos prejudiciais para a sua garganta. Siga todas as indicações e a saúde da sua garganta voltará o mais rápido possível!

Fonte: Tudo Sobre Saúde

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: