Saúde

Cientistas criam teste que identifica remédios perigosos na gravidez

Numa primeira fase, a equipe de pesquisadores "avaliou o impacto de 1.280 químicos, identificando dois particularmente perigosos"

Terça - 01/08/2017 às 16:08



Foto: Clinica Nascer Gravidez
Gravidez

Um teste que permite identificar medicamentos "potencialmente perigosos na gravidez", contribuindo para a redução de má formações fetais, acaba de ser desenvolvido por pesquisadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra. O novo teste "propõe uma alternativa aos atuais testes pré-natais que, além de serem realizados exclusivamente em animais, apresentam limitações quando testados em contexto clínico", afirma a Universidade de Coimbra (UC).

O estudo foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences. O teste irá permitir avaliar, de acordo com a UC, "a toxicidade dos medicamentos num sistema 'humanizado' e poderá contribuir para a redução de defeitos no desenvolvimento do sistema vascular do embrião". Numa primeira fase, a equipe de pesquisadores do CNC da UC "avaliou o impacto de 1.280 químicos, identificando dois particularmente perigosos".

Fonte: Por Lusa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: