Cidade

OBRAS

Secult inicia obras de reforma e modernização do CSU do Parque Piauí

O espaço ganhará salas para oficinas de dança, música e teatro

Da redação

Quarta - 19/01/2022 às 14:56



Foto: Divulgação CSU
CSU

Construído na década de 70, o Centro Social Urbano (CSU), do bairro Parque Piauí (zona Sul de Teresina), está ganhando reforma e modernização. O espaço, que já funcionou como um local de convivência social, de práticas esportivas e eventos culturais, deixou de receber essas atividades.

“Estamos requalificando todo o espaço, que vai ganhar salas para oficinas de dança, música e teatro, e para cursos na área do empreendedorismo. Vamos recuperar a piscina e a quadra e o auditório será transformado no primeiro teatro da zona Sul de Teresina, com capacidade para mais de 100 pessoas”, disse o secretário estadual da Cultura, Fábio Novo. As obras estão sendo executadas pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Mais de 500 famílias estão desabrigadas devido às chuvas em Teresina (PI)

Teresina inicia vacinação de crianças contra a Covid-19

Zona Sul de Teresina fica sem água a partir das 21h desta segunda-feira (17)

A recuperação do CSU é a realização de um sonho para os moradores do bairro e região. “Toda minha geração passou a infância e adolescência de forma construtiva, com as atividades que aconteciam dentro do CSU. Tinham atividades de domingo a domingo. Além dos eventos esportivos e culturais, eram realizados vários cursos de culinária, gastronomia, corte e costura. Também era oferecido reforço escolar para as crianças do bairro e colônia de férias. É uma obra de grande importância para todos que viveram essa história”, ressalta a presidente da Associação de Moradores do Parque Piauí, Ruth de Sousa Lima.

Ruth conta que nasceu no bairro e participou das atividades realizadas no CSU. “Também tive a oportunidade de trabalhar no espaço, dentro da Delegacia da Mulher”, completa. Policial civil aposentada, ela é uma defensora da reativação do Centro Social. Atualmente, o espaço ainda possui a delegacia da mulher e é sede da Associação de Juventude do Município de Teresina (AJMT).

Por meio da associação, são realizados vários cursos de capacitação profissional. No ano passado, foram quase 4 mil certificados entregues, com mais de mil contratações. “Nós queremos um espaço melhor para dar continuidade ao trabalho já realizado por meio da associação. A reforma do CSU vai beneficiar não só a comunidade do bairro e região, como de toda a cidade”, afirma o presidente da AJMT, Jardel Ramos.

Quase R$ 2 milhões serão investidos na reforma e modernização do CSU do Parque Piauí. “Nossa proposta é revitalizar prédios abandonados e transformá-los em espaços culturais. Esse será o primeiro CSU reformado, o próximo será o do bairro Monte Castelo”, anunciou o secretário da cultura Fábio Novo.

Fonte: Ascom Secult

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: