Cidade

MOBILIDADE

SDU Leste inclui acessibilidade em planos de mobilidade urbana

Prefeitura vem traçando projetos para permitir a mobilidade de pessoas com dificuldades de locomoção

Lucas Mota

Terça - 24/09/2019 às 14:54



Foto: Ascom/SDU Leste Mobilidade
Mobilidade

Visando promover a acessibilidade nas ruas da zona Leste da cidade, a Prefeitura de Teresina vem traçando projetos de pavimentação, como os corredores estratégicos para permitir a mobilidade de pessoas com dificuldades de locomoção. As obras de pavimentação, promovidas pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste), incluem a sinalização vertical das vias e a implantação de calçadas com rampas acessíveis para as pessoas com deficiência.

Para o superintendente executivo e engenheiro da SDU Leste, Ângelo Cavalcante, as obras melhoram o acesso e circulação de pessoas com dificuldades de locomoção, que vivem nos bairros onde ainda não existe mobilidade urbana.

“As ruas escolhidas facilitam o trânsito, em todos os sentidos, seja transversais ou longitudinais. Além de contarmos com o fato de algumas regiões terem sido ocupadas de forma desordenada, levamos em consideração também o espaçamento das calçadas já existentes e nos apropriamos da lei para executar esse tipo de construção. Portanto, o cadeirante poderá circular de um extremo ao outro dentro dessa rota traçada”, explicou Cavalcante.

Ao todo, as obras de calçamento das vias somam investimentos de mais de R$ 9 milhões, recursos estes oriundos do governo federal, com contrapartida do poder municipal. “As calçadas estão sendo executadas de forma programada nos bairros, algumas já finalizadas e outras ainda em execução”, contou o executivo.

Os bairros Santa Bárbara, Planalto Ininga, Pedra Mole e Parque Universitário, dentre outros da região, estão recebendo obras de pavimentação que priorizam a acessibilidade em suas ruas.

Para o cadeirante Pedro Inácio, de 31 anos, ter acessibilidade e possibilidade de mobilidade é fundamental. “Minha rua já é asfaltada e com as calçadas adaptadas com as rampas, isso vai facilitar nosso passeio, meu e de outros cadeirantes do bairro também”, expressou o jovem que mora na zona Leste.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: