Cidade

AUMENTO NOTÁVEL

Retorno de ambulantes para o centro de Teresina tem gerado polêmicas

A Câmara de Teresina discutiu hoje o projeto que autoriza a permanência desses vendedores em vias públicas

Por Arnaldo Silva

Segunda - 16/10/2023 às 18:10



Foto: PiauíHoje.com Ambulantes aumentam nas ruas de Teresina
Ambulantes aumentam nas ruas de Teresina

Pouco a pouco, as ruas do Centro Comercial de Teresina foram novamente ocupadas por vendedores ambulantes e "camelôs", um aumento notável após a retomada das atividades econômicas pós-pandemia.

Esses vendedores estacionam seus pontos em calçadas e, às vezes, na frente de lojas, oferecendo alimentos, utilidades domésticas e vestuário. Antes, a inauguração do Shopping da Cidade em 2009 havia reduzido significativamente o número de camelôs nas ruas da capital, mas a situação atual é de crescimento constante.

Em uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Teresina, foi debatido o projeto de lei enviado pelo prefeito Dr. Pessoa, que autoriza a permanência de ambulantes em vias públicas da cidade.

A audiência foi convocada pela Comissão de Legislação e Justiça da Casa, sob a liderança do vereador Venâncio Cardoso, focando na acessibilidade de pedestres, incluindo pessoas com deficiência, no centro da cidade, uma questão de grande preocupação entre os parlamentares.

O projeto, descrito no texto, autoriza o comércio ambulante em diversas áreas públicas de Teresina. Alguns vereadores expressaram suas preocupações, como o vereador Aluísio Sampaio, que pediu uma fiscalização mais rigorosa para evitar desordem. Ismael Silva destacou a importância de criar espaços apropriados para ambulantes e sugeriu o uso de um grande espaço no centro da cidade.

O vereador Antônio José Lira, líder do prefeito na Câmara, salientou que o projeto busca regularizar a atividade dos ambulantes. O Secretário de Governo, Michel Saldanha, enfatizou a necessidade de delimitar as áreas para evitar a desorganização e garantir a acessibilidade, especialmente para pessoas com deficiência.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: