Cidade

ATENDIMENTO GRATUITO

Justiça Itinerante leva serviços gratuitos à Santa Maria do Codipi nesta segunda

De acordo com a superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, os atendimentos serão organizados mediante a entrega de senhas

Da redação

Domingo - 03/03/2024 às 15:38



Foto: Divulgação / Tribunal de Justiça do Piauí Ônibus da Justiça Itinerante
Ônibus da Justiça Itinerante

Teresina (PI) - A Justiça Itinerante realizará uma jornada de atendimentos na região da Grande Santa Maria do Codipi, na capital, a partir de segunda-feira (04), estendendo-se até sexta-feira (08). Os atendimentos serão conduzidos na Casa da Sopa, localizada na rua Francisco Nunes da Rocha, Nº 1868, no bairro Santa Maria da Codipi, iniciando às 08h.

De acordo com a superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, os atendimentos serão organizados mediante a entrega de senhas, com o objetivo de abranger toda a população da região.

“Se você está com alguma documentação desatualizada, como registro de casamento, Registro Civil, Registro Geral, ou necessita de outros atendimentos de forma mais simplificada, como divórcio consensual, reconhecimento de união estável, dentre outros, estaremos nesta primeira semana de março na região da Santa Maria, aguardando a sua presença. Contudo, é muito importante que você se atente a documentação pessoal necessária para cada serviço, para conseguirmos efetivar o seu atendimento”, explica Vanessa Brandão.

A solicitação para a realização dos atendimentos partiu da Associação dos Amigos da Sopa, que apresentou os embasamentos necessários para a jornada. Essa demanda foi atendida e incluída no calendário anual da ferramenta.

“O papel da Justiça Itinerante é atender e levar serviços que facilitem o acesso ao exercício da cidadania à população. Dessa forma, estamos sempre mapeando e analisando as solicitações de locais para levarmos os serviços, prezando sempre, claro, chegar às populações que mais carecem desses atendimentos”, afirma Vanessa Brandão.

A Justiça Itinerante, presente há 20 anos, é uma ferramenta do Judiciário que disponibiliza serviços variados em um único local, de forma gratuita.

Veja os serviços oferecidos e a documentação necessária:

Reconhecimento de paternidade:
– Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante de endereço da mãe e do pai, além da Certidão de Nascimento do menor.

Retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito:
– Documento que necessite ser retificado/documento que comprove a necessidade de correção, RG, CPF e comprovante de endereço.

Divórcio Consensual:
– Certidão de Casamento; Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade e documentação de comprovação de imóveis, caso tenha, RG, CPF e comprovante de endereço.

Reconhecimento de união estável:
– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

Suprimento e dissolução de união estável:
– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento do casal atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores de idade.

Suprimento/justificação de óbito:
– RG, CPF, Certidão de Casamento do falecido, declaração de óbito do hospital, declaração do cemitério do sepultamento e duas testemunhas. O solicitante deve levar RG, CPF e comprovante de endereço.

2º via de Registro Civil:
– Certidão do Registro Civil, CPF e comprovante de endereço.

RG (1ª e 2ª vias):
– Certidão de nascimento/casamento atualizada, 01 foto 3×4, comprovante de endereço, RG, CPF (original e cópia).

Fonte: TJ-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: