Cidade

Cerca de 10 comunidades rurais de Teresina participam da 66ª Expoapi

Lançamento da Expoapi aconteceu nesta segunda-feira (07), no Palácio de Karnak

Segunda - 07/11/2016 às 17:11



A Prefeitura de Teresina reedita a parceria com o Governo do Estado para a realização da 66ª Exposição Agropecuária do Piauí - Expoapi. O lançamento do evento aconteceu nesta segunda-feira (07), no Palácio de Karnak, com a participação da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Rural. O secretário Paulo Lopes representou o prefeito Firmino Filho na solenidade.

Segundo Paulo Lopes, a parceria da SDR e do Governo do Estado vem sendo constante na realização da Expoapi. Este ano, além do apoio na logística de limpeza do Parque de Exposições, a Prefeitura também participará efetivamente da feira de exposição de produtos da agricultura familiar. "Desde que assumimos essa gestão, a Prefeitura de Teresina vem sendo parceira de primeira hora, com uma participação direta na realização da Expoapi. Nessa edição, a Prefeitura entra especificamente com a parte de limpeza do parque, apoio no abastecimento de água e participamos da feira, expondo produtos da agricultura familiar, além do apoio aos horticultores", disse Paulo Lopes. 

Diferente dos anos anteriores, essa edição da feira haverá a participação conjunta de 30 municípios. Teresina apresentará produtos orgânicos que estão sendo produzidos nessas comunidades. "Esse ano estamos inovando na feira. Faremos uma feira em conjunto com a SDR Estadual. Deveremos expor em conjunto com 30 municípios, em parceria com o Sebrae, expondo nossos produtos da agricultura familiar. Atualmente temos 10 comunidades que participam diretamente", explicou.

Entre as comunidades estão Serra do Gavião, Alegria, Salobro, Soinho, Ave Verde, Camboa e Vale da Esperança. Elas já vem passando por um processo de transformação do modo tradicional de produção para a cultura do alimento orgânico. "Estamos trabalhando nessas comunidades com o grupo de Agroecologia e Produção Orgânica na cidade. Pela primeira vez foi criado esse grupo, composto pela SDR municipal, Semtcas, Ministério da Agricultura, UFPI, Sebrae e Embrapa, além das comunidade. Esperamos até o início de 2017 ter a certificação dos produtos orgânicos do Ministério da Agricultura", finalizou Paulo Lopes.

Todos os produtos orgânicos, como cenoura, cheiro verde e alface estarão à disposição do público que for à Expoapi. O evento acontecerá de 03 a 11 de dezembro, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: