Economia

Cepisa poderá ser vendida por R$ 50 mil na quinta-feira (26)

Quatro empresas manifestaram interesse pela distribuidora do Piauí

Terça - 24/07/2018 às 14:07



Foto: Reprodução Eletrobras Piauí
Eletrobras Piauí

A Cepisa, distribuidora de energia elétrica da Eletrobras no Piauí, vai a leilão nesta quinta-feira (26) e quatro empresas manifestaram interesse pela compra.

As empresas Equatorial Energia, Energisa, Neoenergia (controlada pela espanhola Iberdrola) e a italiana Enel, etregaram suas propostas terminou nesaa segunda-feira (23).

A Equatorial Energia é de propriedade do bilionário Jorge Paulo Lemann, considerado o homem mais rico do Brasil e apontado como o agente oculto por trás das privatizações do sistema elétrico brasileiro. 

A Cepisa é considerada uma das menos problemáticas do grupo estatal. Outra distribuidora com esse perfil é a Ceal, do Alagoas, porém sua privatização está suspensa por uma liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski.

O objetivo do governo não é arrecadar, mas “limpar” o balanço da Eletrobras porque essas empresas dão prejuízo. Por isso, as empresas terão valor simbólico de R$ 50 mil cada. O processo de venda está sendo conduzido pelo BNDE

MENOR TARIFA

Quem arrematar a Cepisa terá de equacionar a dívida. De acordo com o edital, o vencedor deverá oferecer a menor tarifa para assumir a dívida da distribuidora, explicou uma fonte.

O leilão de outras quatro empresas depende da aprovação do Senado de um projeto que cria condições para a venda, melhorando o grau de atratividade das empresas, localizadas em Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima. A data prevista para o certame é 30 de agosto.eco

Fonte: Com informações do O Globo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: