Saúde

Ceir realiza mais de 700 mamografias em Centro de Diagnóstico

O mamógrafo do centro é adaptado para pessoas com deficiência.

Domingo - 15/10/2017 às 18:10



Foto: Ascom Ceir Há um ano o Ceir oferece o exame de mamografia pelo SUS
Há um ano o Ceir oferece o exame de mamografia pelo SUS

Outubro é o mês de conscientização ao diagnóstico precoce do câncer de mama e quando o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) completa um ano que iniciou a realização do exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Até o momento, a instituição realizou 750 exames. Mas, para Vanessa Almeida, coordenadora do Centro de Diagnóstico do Ceir, o número poderia ser maior. “O exame da mama é algo que deve ser feito anualmente por mulheres a partir dos 40 anos. Mas essa ainda não é uma conscientização presente em todas”, relata Vanessa.
 
A dona de casa Maria Alves tem 60 anos de idade e fez a última mamografia há três anos. Ela foi encaminhada da Secretaria da Saúde de Angical, onde mora, para colocar o exame em dia. “Ainda não tenho caso de câncer de mama na família, mas é importante cuidar”, comenta Maria.
 
Já, Ana Silva, de 57, teve um cisto na mama direita há 15 anos, o que a leva a fazer mamografia anualmente. “O câncer de mama está matando muitas mulheres e uma prima minha teve também. Então, todo ano venho para Teresina só realizar o exame”, diz Ana, que mora em São Pedro do Piauí.
 
O médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, entidade social que administra o Ceir, reforça que “o trabalho do Centro não é somente de reabilitação, mas, também, de prevenção, neste caso, com atenção à saúde da mulher e ao diagnóstico precoce do câncer de mama”.
 
O mamógrafo do Centro de Diagnóstico do Ceir é adaptado para pessoas com deficiência. As marcações para o exame podem ser realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, após consulta com um médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: