Política

CDH debate 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos completou setenta anos nesta segunda-feira (10).

Segunda - 10/12/2018 às 21:12



Foto: Geraldo Magela / Agência Senado Solenidade
Solenidade

Na abertura dos trabalhos, a presidenta do colegiado, senadora Regina Sousa (PT-PI), enumerou alguns exemplos de casos de flagrante desrespeito aos direitos humanos registrados apenas nos últimos dias: "execuções de integrantes do MST, assaltos que terminam com reféns mortos e outras afrontas à Declaração que mostram quão distantes estamos do que preconiza o texto assinado há 70 anos".

A senadora lamentou que direitos humanos não seja disciplina ensinada na educação básica e disse temer que isso se torne um sonho cada vez mais distante "por conta dos que acreditam que a Declaração seja considerada partidarização da escola".

Ela ressaltou que, durante seu período como presidenta da Comissão, procurou enfrentar e desconstruir o conceito tacanho de pessoas que acham que defender garantias básicas para as pessoas signifique "defender bandidos". "Tentamos mostrar o que somos e por que lutamos", resumiu. "Demos voz aos invisibilizados da sociedade, emudecidos pelos poderosos".

Entre os presentes, o jornalista Luiz Cláudio Cunha foi um dos primeiros a lembrar um outro "aniversário "- de triste memória -que se comemora esta semana: a edição do sinistro Ato Institucional nº5 ( o AI-5), que chamou de o "mais implacável ato da ditadura contra os direitos humanos".

O ato de exceção confiscou as garantias políticas e individuais de milhares de brasileiros. "Em 1964 os generais militares tomaram o poder pela força das armas e dos tanques; em 2018, os generais voltam ao poder pela santidade do voto popular", lembrou Luiz Cláudio. E prosseguiu: "Esse é o paradoxo; essa é a tragédia da democracia brasileira".

Fonte: Assessoria de comunicação da senadora Regina Sousa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: