Saúde

Carnaval exige cuidados com a saúde

Antes de viajar, o folião precisa verificar se estar com as vacinas em dia

Terça - 21/02/2017 às 15:02



Foto: Thinkstock Carnaval
Carnaval

Muitas pessoas aguardam ansiosas a chegada da maior festa brasileira, o Carnaval. Data festiva que é sinônimo de diversão, alegria, música, dança e viagens. No entanto, o folião precisa estar atento aos cuidados com a saúde, principalmente quem vai viajar para outros estados.

Com o surto de febre amarela em algumas regiões, muitos estados intensificaram os preparativos para alertar e prevenir os casos da doença. Antes de viajar, o folião precisa verificar se estar com as vacinas em dia. As cidades em alerta abrangem o leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, oeste da Bahia, além do noroeste do Rio de Janeiro.

Os cuidados básicos com a saúde, como alimentação saudável e consumo frequente de água são essenciais para garantir diversão na folia. Deixar de se alimentar devidamente pode causar fraqueza, desgaste físico e gerar outros problemas no organismo. Deve-se ingerir alimentos naturais, ricos em carboidratos e proteínas, evitando o máximo produtos industrializados que podem oferecer grandes riscos à saúde. Uma alimentação nutritiva garante energia e ajuda evitar as consequências do consumo de álcool.

 O cuidado com a pele também deve ser redobrado, principalmente para quem vai frequentar piscinas, rios e praias. O uso do protetor solar é indispensável para prevenir queimaduras provocadas pelo sol, até mesmo em dias chuvosos ou nublados.

“Os dias de chuvas irregulares são extremamente perigosos, pois não sentimos calor e nos expomos ao sol sem a proteção devida. No carnaval, muitos lugares fazem sol e chuva no mesmo dia, então é recomendado o uso do protetor para evitar diversos problemas, como o envelhecimento precoce, manchas, sardas, câncer de pele”, afirma o clínico geral, Dr. Lucas Rego.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: